AURORAS BOREAIS

Tempestade solar atingirá Terra e liberará shows de luz em vários países

Algumas mudanças no clima espacial ao redor da Terra já podem ser notadas hoje. O aumento de partículas carregadas levará ao aumento da atividade auroral

Maryanna Aguiar — Especial para o Correio
postado em 17/01/2023 15:02
 (crédito: Lightscape/Unsplash)
(crédito: Lightscape/Unsplash)

A Agência Espacial (Nasa) confirmou, no último domingo (15/1), que uma tempestade solar atingirá a Terra no dia 19 de janeiro. Segundo a agência, os efeitos do fenômeno começarão a ser sentidos já a partir de quarta-feira (18), prevendo ainda uma possível aurora boreal para determinadas localidades de latitudes médias.

No dia 14 de janeiro, as linhas do campo magnético em torno de uma nova mancha solar, identificada como AR3182, detectada pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, já entraram em erupção, liberando uma ejeção de massa coronal (CME). O plasma de alta velocidade do sol está atualmente atravessando o Sistema Solar interno em direção à Terra.

A maior parte de CME não atingirá nosso planeta, mas a onda de partículas passará pela Terra nos próximos dias e seus efeitos serão sentidos principalmente na quinta-feira, 19 e sexta-feira, 20 de janeiro.

Algumas mudanças no clima espacial ao redor da Terra já podem ser notadas hoje. O aumento de partículas carregadas levará ao aumento da atividade auroral em todos os três dias.

No Brasil, especificamente, os fenômenos não podem ser sentidos. Será possível a visibilidade da aurora austral no norte da Tasmânia e na Ilha Sul da Nova Zelândia. A parte da Antártica que estará experimentando noites nesta época do ano terá o melhor show.

Nos Estados Unidos, a aurora boreal poderá ser vista bem no horizonte ao sul de Seattle, Des Moines, Chicago, Cleveland e Boston. Na Europa, eles poderão ser vistos no horizonte no norte da Inglaterra e Dinamarca. Em todos os lugares ao norte desses locais deve haver algum tipo de show de luzes.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE