Inovação

Internet das coisas: tecnologia pode facilitar e salvar vidas; entenda

A ideia da tecnologia é ser uma "extensão" da internet em que praticamente todos os objetos do dia a dia podem ter capacidade computacional e de comunicação

Camilla Germano
postado em 28/01/2023 07:00
Muito além das redes sociais! A Internet das Coisas promete levar a conectividade para o dia a dia das pessoas -  (crédito: creativeart/Freepik)
Muito além das redes sociais! A Internet das Coisas promete levar a conectividade para o dia a dia das pessoas - (crédito: creativeart/Freepik)

A internet se tornou importante ferramenta na vida das pessoas nos últimos anos, seja pelos aparelhos eletrônicos e até mesmo para a convivência social on-line. E uma tecnologia próxima — que está em alta — é a Internet das Coisas (IoT, na sila em inglês), contudo, ao invés de conectar as pessoas, busca conectar os objetos.

De acordo com o especialista Paulo Miyagi, membro sênior do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e professor na área de automação da manufatura na Escola Politécnica Universidade de São Paulo (USP), a ideia da tecnologia é que praticamente todos os objetos do dia a dia têm capacidade computacional, de comunicação — e se conectam à internet. 

Na prática, a tecnologia é aquela que consegue conectar objetos como lâmpada, uma porta, um chapéu, uma sacola, além máquinas e eletrodomésticos à internet e podem assegurar uma maior praticidade no cotidiano. Em produtos, artefatos e serviços em geral, por exemplo, está a possibilidade de coleta de dados e o uso dessa coleta por usuários em empresas, que podem estar envolvidas na melhora e na otimização de desempenho, de produtividade, de qualidade, de eficiência, de segurança, e eficácia.

"As aplicações são muito mais que apenas a possibilidade de comunicação entre objetos e pessoas e aprimoramento dos produtos e serviços que conhecemos hoje na sociedade urbana e rural, processos industriais, atividades comerciais, saúde, entretenimento, educação, etc.", explica Miyagi.

Pode até parecer um exagero, mas a IoT também pode salvar vidas, uma vez que viabiliza a monitoração remota e individualizada das pessoas para auxiliar tanto o acompanhamento das condições físicas e de saúde como também comportamentos e identificação de ambientes — para indicar alguma situação de perigo, por exemplo. "No primeiro caso, a IoT pode ser usada por um serviço que prevê a ocorrência de problemas de saúde, tipo tromboses e outros problemas cardíacos, e, no segundo caso, pode ser usada por um serviço que informa as autoridades da ocorrência de acidentes domésticos e até para sinalização de regiões com pessoas suspeitas", acentua o especialista. 

Em uma expectativa para o futuro, Paulo acredita que daqui a 20 anos a IoT estará diretamente envolvida na rotina das pessoas. "Considerando casos como o do Google, que foi fundado em 1998, e o Whatsapp, que foi criado em 2009, pode-se imaginar que daqui há 5 anos já teremos uma influência concreta da IoT em algumas aplicações", pontua também. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE