ASTRONOMIA

Nasa captura detalhes de asteroide alongado que passou pela Terra

As observações mostraram que o asteroide tem taxa de rotação lenta, levando aproximadamente nove horas para girar completamente. "Dos 1.040 objetos próximos da Terra observados pelo radar planetário até o momento, este é um dos mais alongados que já vimos", disse o cientista Lance Benner

Correio Braziliense
postado em 22/02/2023 13:31 / atualizado em 22/02/2023 13:31
 (crédito: NASA/JPL-Caltech)
(crédito: NASA/JPL-Caltech)

O radar planetário da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) capturou detalhes do asteroide 2011 AG5, que passou a uma distância de 1,8 milhão de quilômetros da Terra em 3 de fevereiro. O corpo celeste tem cerca de 500m de comprimento e 150m de largura.

"Dos 1.040 objetos próximos da Terra observados pelo radar planetário até o momento, este é um dos mais alongados que já vimos”, disse o cientista Lance Benner, em comunicado da Nasa.

As observações mostraram que o asteroide tem taxa de rotação lenta, levando aproximadamente nove horas para girar completamente. Além disso, o corpo celeste tem regiões escuras e claras que podem indicar uma superfície de pequena escala.

"Curiosamente, logo após sua descoberta, 2011 AG5 se tornou um asteroide garoto-propaganda quando nossa análise mostrou que tinha uma pequena chance de um impacto futuro", explicou o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, Paul Chodas.

"As observações contínuas deste objeto descartaram qualquer chance de impacto, e essas novas medições de alcance pela equipe de radar planetário refinarão ainda mais exatamente onde ele estará no futuro", acrescentou o especialista.

As observações do radar planetário ocorreram de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra calcula todas as órbitas de asteroides próximos da Terra para avaliar os possíveis riscos de impacto.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE