Carnaval

Exagerou no carnaval? Veja dicas de alimentos que ajudam na recuperação

Muitos prologam a folia, mas para quem já está na rotina da vida real descubra como recuperar o equilíbrio depois dos excessos do carnaval

Estado de Minas
postado em 22/02/2023 18:28
 (crédito: Reprodução/Freepik)
(crédito: Reprodução/Freepik)

Já é quarta-feira de Cinzas, oficialmente, o carnaval acabou, mas há foliões que prolongam a despedida da folia. Mas para quem não tem escolha e precisa voltar ao ritmo da vida diária e exagerou seguindo os bloquinhos e micaretas, a nutricionista e professora de nutrição da Universidade São Judas, Érica Gomes, traz dicas de alimentos saudáveis que ajudam o corpo a recuperar o equilíbrio.

Aumentar o consumo de alimentos verdes, preferencialmente verde-escuro, como brócolis, couve e escarola, são ótimos no aspecto nutricional por serem vegetais ricos em fibras alimentares e vitamina C. Além disso, contam com compostos bioativos específicos que são antioxidantes.

"Hortaliças como alface, rúcula e agrião auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, e para quem passou um pouco da conta também é aconselhável dar uma pausa no consumo de farinhas brancas e substituir por vegetais como cenouras, beterrabas, mandiocas; legumes como, abóbora, abobrinha, berinjela, além de farelos, como a aveia", indica a nutricionista.

Laranja e limão

Outro fator indispensável é consumir bastante água para manter a hidratação. Sucos como laranja e limão, também são uma ótima alternativa, pois, além de hidratar, contém vitamina C e compostos antioxidantes. Alimentos leves, e não gordurosos, como sopas ricas em legumes, também auxiliam na recuperação.

“Outros alimentos interessantes para incluir no cardápio são: água de coco natural, quinoa, chia, frutas vermelhas, cúrcuma, gengibre e castanhas. Todos são ótimos alimentos para ajudar os foliões que excederam durante as festas”, explica Érica Gomes.

Além das dicas sobre os alimento, a nutricionista preparou uma receita de chá que dispõe de propriedades benéficas para o bom funcionamento da digestão. Confira:

Decocção de casca de abacaxi, casca de laranja e gengibre

  • Casca de abacaxi (a gosto)
  • Casca de laranja (a gosto)
  • 1 cm de raiz de gengibre
  • 400 ml de água
  • Ferva todos os ingredientes juntos por aproximadamente 7 minutos. Beba o chá em seguida.
  • Outra forma de preparo: bata no liquidificador com gelo e 1 colher de sopa de maracujá formando um suchá (Suco+Chá).

“O gengibre e a casca da laranja têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Já a casca do abacaxi apresenta em sua composição, por exemplo, a bromelina, uma importante enzima que tem papel anti-inflamatório e antiedematoso (que combate o edema), e função de atuar no processo digestivo, ajudando na digestão”, explica Érica Gomes.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE