EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Nasa descobre asteroide e alerta para risco de atingir a Terra em 2046

O Serviço de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço do governo norte-americano indica que há chance de o asteroide colidir com o planeta em 14 de fevereiro de 2046

postado em 08/03/2023 12:04 / atualizado em 08/03/2023 12:24
 (crédito: ARTWORK: N. Bartmann (ESA/Webb), ESO/M. Kornmesser e S. Brunier, N. Risinger (skysurvey.org))

O Serviço de Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço alerta para a descoberta de um asteroide em órbita espacial e com uma chances de impactar o planeta Terra em 14 de fevereiro de 2046. O asteroide foi nomeado pela Nasa como 2023 DW, tem 49,29m de diâmetro e viaja a 24,63 quilômetros por segundo. Hoje, o asteroide está a 0,12 unidade astronômica de distância da Terra — a unidade astronômica é definida como a distância média entre a Terra e o Sol, aproximadamente 150 milhões de quilômetros, equivalente a cerca de 499 segundos-luz.

Segundo a Nasa, o asteroide demora 271 dias para dar uma volta ao redor do Sol e o ponto máximo de aproximação com a Terra está previsto para 14 de fevereiro de 2046, quando será celebrado o Dia dos Namorados nos Estados Unidos. A rocha deve passar a menos de 0,05 unidade astronômica da Terra, com possibilidade de colisão com o planeta.

O informe, publicado em inglês no perfil do Twitter da Nasa, pondera ser necessária maior coleta de dados sobre as partículas espaciais para aferir adequadamente as órbitas no futuro. "São necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas anos no futuro", escreveu o serviço espacial norte-americano, na rede social.

Na postagem, a Nasa publicou a imagem uma imagem do asteroide 2023 DW.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.