EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Saiba a chance de colisão do asteroide que se aproximará da Terra em 2046

A probabilidade é quatro vezes maior do que acertar a quadra da Mega-Sena com uma aposta simples de seis números

Talita de Souza
postado em 09/03/2023 17:24 / atualizado em 09/03/2023 17:57
Ilustração do asteroide DW 2023, que pode atingir a Terra em 14 de fevereiro de 2046 -  (crédito: Steven M. Tilley/ CC BY-SA 4.0)
Ilustração do asteroide DW 2023, que pode atingir a Terra em 14 de fevereiro de 2046 - (crédito: Steven M. Tilley/ CC BY-SA 4.0)

Dois dias após revelar a existência de um asteroide com rota potencial para ameaçar a Terra em 2046, a Nasa divulgou as chances reais do objeto colidir com o planeta. Com 49,29 metros de diâmetro, mais que o dobro do tamanho do asteroide Chelyabinsk que deixou milhares de feridos na Rússia em 2013, o DW 2023 é uma ameaça torrencial ao habitat dos humanos.

De acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, da Nasa, a probabilidade da pedra espacial de 49,29 metros de diâmetro atingir o planeta, em 14 de fevereiro de 2046, é de uma em 560 (0,18%). A probabilidade é quatro vezes maior do que acertar a quadra da Mega-Sena com uma aposta simples de seis números.

Para os cientistas, a chance de menos de 1% é considerada baixa, mas deve ser levada a sério, já que o impacto do objeto pode causar danos sérios ao local atingido — os especialistas afirmam que o efeito seria como a de uma explosão de bomba atômica, sem a radiação.

De acordo com as informações obtidas pelos cientistas, o mapa de locais de perigo máximo de impacto desenhado pelos especialistas mostra a Indonésia, o Oceano Pacífico, o norte do México e grande parte dos Estados Unidos.

O estado de alerta sobre o asteroide foi reforçado após os cientistas constatarem que, em sete dias de observações desde a descoberta do objeto — em 26 de fevereiro —, a probabilidade de colisão com a Terra não diminuiu, o que faz com que o DW 2023, como foi nomeado, se torne alvo de monitoramento contínuo pela Nasa.

De toda a forma, o avanço do DW aparece em bom momento da história da astronomia: após o sucesso da missão DART, que conseguiu alterar a rota do asteroide Dimorphos após uma colisão proposital em setembro de 2022, a Terra e os humanos não estão mais vulneráveis como em tempos passados. Daqui a 23 anos, os cientistas acreditam que conseguirão fazer, com facilidade, uma alteração orbital do asteroide que se aproxima da Terra.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE