Astronomia

Pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorre neste final de semana

A chuva de meteoros Eta Aquáridas é uma das maiores chuvas de meteoros do ano e seus fragmentos são originados do Cometa Halley

Cecília Sóter
postado em 05/05/2023 09:03
 (crédito: Observatório Heller & Jung)
(crédito: Observatório Heller & Jung)

O céu do Brasil será iluminado pela chuva de meteoros Eta Aquáridas, que terá seu pico nas noites desta sexta-feira (5/5) e deste sábado (6/5). A ocorrência do maior número de meteoros é a partir das 3h, mas podem ser observados desde o início da noite. 

A Eta Aquáridas é uma das maiores chuvas de meteoros do ano. Os fragmentos que ingressam na atmosfera do planeta foram deixados durante a passagem do Cometa Halley em sua órbita no Sistema Solar.

"A Eta Aquáridas é uma chuva de meteoros da média, capaz de produzir até 50 meteoros por hora no seu pico de atividade. Esse é um evento especial de ser visto do Hemisfério Sul. O ponto onde as pessoas devem observar é a direção nordeste", explica o prof. dr. Carlos Jung, do Observatório Heller & Jung.

O Cometa Halley, oficialmente designado 1P/Halley, é visível na Terra a cada 75–76 anos. Ele é o único cometa de curto período que é regularmente visível a olho nu e o único cometa, também a olho nu, a aparecer nos céus duas vezes durante uma só geração humana. A última aparição dele foi em 1986, e seu retorno está marcado para 2061.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação