SAÚDE

Dipirona e hipertrofia: analgésico não interfere no ganho de massa muscular

Estudos afirmam que não há evidências sólidas sobre o uso diário desses medicamentos

EM - Estado de Minas
postado em 19/05/2023 19:14
Não há evidências sólidas sobre o uso crônico e diário desses medicamentos
 -  (crédito: Repdoução/Freepik)
Não há evidências sólidas sobre o uso crônico e diário desses medicamentos - (crédito: Repdoução/Freepik)

A hipertrofia, processo em que os músculos aumentam de volume devido à sobrecarga, requer uma alimentação controlada e exercícios físicos intensos. Essa prática pode levar a dores musculares após as sessões de musculação, levantando a questão: medicamentos analgésicos, como a dipirona, podem afetar a hipertrofia?

O médico do esporte e fisiatra, Fabrício Buzatto, esclarece que a dipirona não prejudica a resposta celular envolvida na hipertrofia. Ele explica que alguns estudos sugerem que o uso de anti-inflamatórios pode comprometer a hipertrofia, principalmente por inibir a resposta inflamatória. No entanto, não há evidências sólidas sobre o uso crônico e diário desses medicamentos. Buzatto ressalta que a dipirona não interfere no ganho de massa muscular.

O especialista alerta que o uso indiscriminado desse analgésico para aliviar a dor pode aumentar o risco de lesões, uma vez que pode encobrir sintomas de dor que indicam algum problema, como lesão ou outro comprometimento. O médico observa que, infelizmente, muitos atletas recorrem a anti-inflamatórios ou analgésicos antes de competições e treinos para melhorar o desempenho, o que pode ser perigoso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação