PESQUISA

Cientistas usam jogo para saber como as pessoas reagiriam ao fim do mundo

O estudo analisou 270 milhões de registros de comportamentos dos jogadores no jogo. No final de 11 semanas, eles foram informados que o servidor seria excluído e todo o progresso perdido

Correio Braziliense
postado em 24/05/2023 10:47
 (crédito: NASA/SDO)
(crédito: NASA/SDO)

Como você reagiria ao saber que o mundo estaria prestes a acabar? Para investigar as possibilidades de comportamentos das pessoas em cenários catastróficos, uma equipe de pesquisadores decidiu utilizar um jogo de computador chamado ArcheAge — que permite construir casas e até comandar reinos. Durante o experimento, os participantes jogaram normalmente, completando as missões e subindo de nível. Entretanto, no final de 11 semanas, os jogadores foram informados que o servidor seria excluído e todo o progresso perdido.

O estudo analisou 270 milhões de registros de comportamentos dos jogadores no jogo. "Nossas descobertas mostram que não há mudanças aparentes de comportamento pandêmico, mas alguns valores discrepantes eram mais propensos a exibir comportamento antissocial (por exemplo, matar jogadores). Também descobrimos que, ao contrário do ditado tranquilizador de que 'mesmo se eu soubesse que o mundo iria desmoronar amanhã, eu ainda plantaria minha macieira', os jogadores abandonaram a progressão do personagem, mostrando uma diminuição drástica na conclusão da missão, no nivelamento e nas mudanças de habilidade", pontuaram os autores.

Apesar dos resultados obtidos no estudo serem limitados, por se tratarem de uma simulação, os pesquisadores também apontaram uma tendência mais social dos jogadores, o que acabou gerando a formação de novas relações. O jogo ArcheAge é online e do tipo MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), que suporta uma quantidade muito grande de jogadores simultâneos.

"Nossas descobertas de que o sentimento dos canais de bate-papo específicos do grupo social tendem a ser 'mais felizes' à medida que o fim dos tempos se aproxima é uma primeira indicação desse comportamento pró-social: as relações sociais existentes provavelmente estão sendo fortalecidas. Além disso, vimos que os jogadores que ficaram até o fim do mundo exibiram picos no número de pequenos agrupamentos temporários: novas relações sociais estão sendo formadas", afirmam os autores.

O estudo, que ainda não foi revisado por pares, foi publicado no periódico Proceedings of the 26th International Conference on World Wide Web Companion e pode ser acessado neste link.

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