oncologia

Comprimido reduz pela metade a mortalidade por câncer de pulmão

Estudo apresentado na reunião anual da Asco, nos EUA, mostra que, em quatro anos, 73% dos pacientes que tomaram a substância osimertinibe estavam livres da doença

Paloma Oliveto
postado em 05/06/2023 06:00
Os pacientes beneficiados foram previamente operados e tinham tumores não metastáticos -  (crédito: Wallpaperflare.com/Divulgação )
Os pacientes beneficiados foram previamente operados e tinham tumores não metastáticos - (crédito: Wallpaperflare.com/Divulgação )

Uma pílula ao dia pode reduzir em 51% a mortalidade por câncer de pulmão, tumor oncológico que mais mata no mundo, com 32 mil novos casos estimados no Brasil no triênio 2023-2025. Em um estudo apresentado neste domingo (4/6) durante a reunião anual da Associação Norte-Americana de Oncologia Clínica (Asco), em Chicago, nos Estados Unidos, pesquisadores revelaram que, em quatro anos, 73% dos pacientes que tomaram a substância osimertinibe estavam livres da doença, contra 38% do grupo placebo.

Todos os 682 participantes tinham câncer de pulmão de células não pequenas, o mais comum, e encontravam-se entre os estágios 1B a 3A da doença, ou seja, sem metástases. Eles haviam sido tratados com a cirurgia de ressecção tumoral e alguns também passaram pela quimioterapia tradicional antes de serem incluídos no estudo. O alvo da substância, comercialmente vendida como Tagrisso, são mutações em receptores chamados EGFR. Nos Estados Unidos e na Europa, o câncer de pulmão com essa variante representa aproximadamente 10% a 25% dos casos; na Ásia, entre 30% e 40%. No Brasil, alguns estudos estimam em 7%.

"Esses dados apontam para um novo paradigma que demonstra a importância do uso de terapia direcionada contra tumores epidérmicos induzidos por fator de crescimento (EGFR) o mais cedo possível no curso da doença de um paciente", afirmou, em uma entrevista divulgada pela organização do Asco, Roy S. Herbst, principal autor do estudo. "Os resultados levam a um novo padrão de tratamento nesse cenário de doença."

Cura

Todos os anos, 2,2 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pulmão. Em 25% e 30% dos pacientes com a forma mais comum, a enfermidade é identificada precocemente, a tempo de serem submetidos à cirurgia curativa. A taxa de sobrevida em cinco anos no estágio 1B é de 73%, passando para 56%-65% no 2. Ela cai para 41% nos pacientes com tumor 3A e 24% naqueles no estágio 3B.

No estudo Adaura de fase III, a idade média dos pacientes era 64 anos, aproximadamente dois terços não tinham histórico de tabagismo. Cerca de 75% eram asiáticos, onde a mutação alvo é mais frequente. O objetivo foi verificar a sobrevida livre da doença — quando não há metástases — e a sobrevida global, que acompanha o participante do início do estudo ao óbito por qualquer causa durante o período da pesquisa, que foi de quatro anos. Dados anteriores apresentados no Asco de 2020 indicaram um alto percentual de indivíduos que não tiveram recorrência após o tratamento experimental. "No entanto, muitos se perguntavam sobre a sobrevivência global. Bem, no estudo atual, acredito que não decepcionamos", comentou Herbst.

Segundo o médico, chefe de oncologia médica no Hospital de Câncer Smilow, da Universidade de Yale, os resultados mostram a importância de se obter o perfil genético do tumor. "Se alguém tiver uma mutação EGFR e se enquadrar no quadro da doença em estágio 1 a 3, esses pacientes devem ser considerados para a terapia adjuvante; primeiro com quimioterapia padrão, se apropriado, como chegamos no estudo, mas depois com osimertinibe", aconselha. "Estamos personalizando a terapia para doenças iniciais. Ao personalizá-la e usá-la o mais cedo possível, acredito que estamos curando pacientes."

Novo padrão

Agora, há estudos em andamento para avaliar se, em pessoas no estágio 1A, quando o tumor é ainda muito pequeno, é possível recorrer ao osimertinibe sem quimioterapia prévia. Em nota, o laboratório AstraZeneca, que financia o estudo, informou que também pesquisa se a substância, combinada à quimioterapia, é eficaz em tumores avançados e metastáticos. "Pela primeira vez no campo do câncer de pulmão, o osimertinibe adjuvante melhora inequivocamente a sobrevida em pessoas com mutação EGFR. O osimertinibe deve ser o novo padrão de tratamento para esses pacientes", disse, na plenária da Asco, Nathan Pennell, pesquisador da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, que não participou do estudo.

No Brasil, o Tagrisso tem aprovação da Anvisa desde 2018 como tratamento de primeira linha para o câncer de pulmão de células não pequenas. No ano passado, o órgão ampliou o uso do medicamento para pessoas que não responderam à terapia inicial. De alto custo — uma caixa com 30 pílulas é vendida, em média, por R$ 40 mil —, o remédio não é coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Palavra de especialista - "São resultados realmente incríveis"

Em 2020, o estudo mostrou uma diminuição expressiva nos casos de recorrência da doença, uma redução na ordem de 80%. Agora, no congresso foram apresentados os dados de sobrevida global, mostrando uma diminuição no risco de morte induzida por esse tratamento na ordem de 51%. São resultados realmente incríveis, que mostram o papel do osimertinibe no tratamento adjuvante dos pacientes com câncer de pulmão EGFR mutado e operados. Aproximadamente 15% a 20% dos tumores de pulmão têm mutações ativadoras no gene EGFR, isso depende se o paciente é baixo, se é do sexo feminino ou asiático — esses são os maiores fatores de risco. No estudo, os pacientes que se beneficiaram foram basicamente todos, do estadiamento clínico 1 até o 3. O benefício parece maior neste último. Esse medicamento ainda não é disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde privados, precisa ser discutido caso a caso.

 Abraão Dornellas, oncologista e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação