Um asteroide considerado "potencialmente perigoso" passou perto da Terra na madrugada desta segunda-feira (12/6), por volta de 0h e 6h, a uma distância 3,16 milhões de quilômetros do nosso planeta (ou oito vezes a distância da Terra e a Lua). Na escala espacial, essa distância fez com que a Nasa o classificasse como próximo de nós.
Com base no brilho, estima-se que o asteroide 1994 XD tenha entre 369 e 824 metros de diâmetro. Segundo a Nasa, o corpo espacial viaja a 21.472 km/s e orbita o sol a cada 1.310 dias. Para se ter uma noção de tamanho, de acordo com informações do site Space Reference, que monitora asteroides, o corpo celeste tem mede aproximadamente o mesmo que o prédio do Capitólio, nos Estados Unidos.
- Saiba a chance de colisão do asteroide que se aproximará da Terra em 2046
- Ingrediente de blocos construtores da vida na Terra é detectado em asteroide
- O maior asteroide que atingiu a Terra tinha 25 quilômetros de largura
A órbita do 1994 XD foi determinada por observações que datam justamente de 1º de dezembro de 1994. O corpo celeste voltará a passar perto da Terra em 13 de junho de 2041, a uma distância de 2,29 milhões de quilômetros.
Os asteroides são considerados remanescentes rochosos da formação do sistema solar. Suas órbitas são monitoradas por questões de segurança, já que o choque com um planeta, a depender do tamanho da rocha, pode causar um alto nível de destruição.
Com informações da Agência Estado*
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.