HOMINÍDEOS

Extinção de neandertais foi "genocídio" causado por humanos, diz cientista

Pesquisador afirma que a violência e a exploração em massa são características marcantes dos homo sapiens. Os neandertais foram extintos há 40 mil anos

Aline Gouveia
postado em 13/07/2023 14:09
Pai e filha neandertais -  (crédito: Reprodução/Instagram @tombjorklundart)
Pai e filha neandertais - (crédito: Reprodução/Instagram @tombjorklundart)

Extintos há 40 mil anos, os neandertais são os parentes mais próximos dos homo sapiens. Há um entendimento entre cientistas que esses hominídeos chegaram a coexistir e até acasalar com os humanos modernos. Mas fatores como a competição por comida e abrigo, o fato do grupo viver em menor número e as condições climáticas extremas, com uma onda de frio na Europa Central, estão entre as possíveis causas da extinção. Contudo, o debate sobre o tema é contínuo e ainda não há um consenso no meio científico. Para o especialista em criminologia, Yarin Eski, da Vrije Universiteit Amsterdam, o desaparecimento dos neandertais foi resultado de um "genocídio" causado pelos humanos modernos.

A análise do pesquisador consta no livro Criminologia da espécie humana. Segundo ele, a violência e a exploração em massa são características "definidoras" do ser humano. “Para alcançar a aniquilação total e cometer genocídio, muitas vezes precisamos desumanizar o outro ser humano, imaginando-o como não humano, o que nos permite nos distanciar de sua semelhança. Paradoxalmente, é exclusivamente humano imaginar outros seres humanos como não-humanos; é exclusivamente humano desumanizar”, argumenta Yarin.

Ao citar exemplos históricos, como a colonização europeia nos continentes asiático e americano, e também sobre o nazismo na Alemanha, o especialista defende que a extinção dos neandertais seja interpretada como um genocídio. "A herança humana – e a propagação de si mesma como algo de valor – ocorreu nas costas de atos aparentemente intermináveis de violência, destruição, matança e genocídio", frisa.

DNA neandertal

Apesar da extinção, remanescentes dos neandertais podem ser encontrados no material genético de alguns humanos modernos. "Até 4% do DNA dos humanos que vivem fora da África, o berço do Homo sapiens, pode ser rastreado até os neandertais. Essa sobreposição mostra que os neandertais se cruzaram com os humanos", explica à revista National Geographic.

Os neandertais tinham hábitos parecidos com os dos humanos modernos. Eles criavam e usavam ferramentas para caça, confeccionavam roupas para se proteger do frio com peles de animais e tinham o pensamento simbólico, pois realizavam rituais. "Alguns sítios arqueológicos produziram contos de águia decorados e objetos que se pensava terem sido usados em rituais de enterro – uma prova, alguns dizem, de pensamento avançado e tradição", pontua à revista científica.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação