UNIVERSO

James Webb capta intrigante "ponto de interrogação" entre estrelas; veja

Não está claro para os cientistas o que o objeto em forma de ponto de interrogação pode ser. Confira a imagem

Francisco Artur
postado em 09/08/2023 12:45 / atualizado em 09/08/2023 12:46
"Ponto de interrogação" entre estrelas jovens é capturado pelo telescópio James Webb - (crédito: NASA, ESA, CSA, STScI, Webb ERO Production Team)

O telescópio James Webb divulgou, no dia 26 de julho, imagens da figura de um "ponto de interrogação" entre as estrelas. De acordo com o equipamento, operado pela Agência Espacial Europeia (ESA), a forma intrigante e sem precedentes aparece entre duas estrelas jovens, em formação, localizadas a 1.470 anos-luz da Terra, na constelação identificada como Velame.

Não está claro para os cientistas o que o ponto de interrogação possa ser. A suposição é a de que a imagem possa ser uma galáxia distante, "ou galáxias potencialmente interativas (suas interações podem ter causado a forma distorcida do ponto de interrogação)”, disseram representantes do Space Telescope Science Institute (STScI), nos Estados Unidos, que gerencia as operações científicas do James Webb, em entrevista ao site Space.com. “Webb está nos mostrando muitas galáxias novas e distantes - então há muita ciência nova a ser feita!" 

Confira a imagem:

Cientistas não sabem, exatamente, o que significa esse ponto de interrogação. Eles alegam, no entanto, que esse símbolo pode representar galaxias distantes
Cientistas não sabem, exatamente, o que significa esse ponto de interrogação. Eles alegam, no entanto, que esse símbolo pode representar galaxias distantes (foto: Reprodução/NASA, ESA, CSA, J. DePasquale (STScI))

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação