O uso diário de maquiagem é muito comum, e por isso, é importante ficar atento aos sinais que os produtos estão apresentando para não colocar a saúde da sua pele em risco. Os cosméticos possuem uma data de validade, pois contêm ingredientes que, ao longo do tempo, podem sofrer alterações químicas e microbiológicas.
De acordo com um estudo da College of Optometrists, da Grã Bretanha, nove a cada dez mulheres usam maquiagem vencida, o problema é que isso pode trazer alguns riscos: acne, foliculite e descamação estão entre os problemas comuns ao utilizar esses produtos fora da validade. Sem contar que o uso de maquiagem vencida na região dos olhos pode causar alguns problemas ainda piores, como a conjuntivite.
- Mito ou verdade: especialistas avaliam tratamentos caseiros de beleza
- Não é vaidade, é bem-estar: autocuidado é cada vez mais comum entre os homens
Segundo a especialista em biossegurança Daniela Pontes, utilizar maquiagens fora do prazo de validade pode representar riscos significativos para a pele e a saúde em geral. "Além dos produtos vencidos não se adaptarem de forma correta na pele, eles podem ser prejudiciais à saúde. Isso acontece pois estes cosméticos podem conter bactérias, fungos e outros microrganismos que se proliferam após o prazo válido", comenta.
"Outros pontos como a higiene pessoal e a limpeza adequada dos pincéis e esponjas de maquiagem são medidas importantes para evitar contaminações faciais. No caso dos materiais serem para uso profissional, eles precisam ser descartados após a utilização", complementa.
Produtos líquidos como bases, corretivos e máscaras de cílios possuem uma validade inferior aos cosméticos em pó. "Como os produtos líquidos possuem água na composição, estão mais suscetíveis para a contaminação bacteriana. Os cosméticos líquidos possuem uma validade de no máximo 12 meses, enquanto os em pó podem ser utilizados durante 36 meses", explica a especialista.
Apesar do prazo, o armazenamento inadequado dos produtos pode fazer com que a validade seja comprometida. "Além da data apresentada na embalagem, a mudança de textura, coloração ou cheiro dos cosméticos indica que o produto está comprometido. A escolha de produtos de qualidade e de marcas confiáveis é fundamental para reduzir os riscos à saúde", aponta Daniela.
Fique atento
Sinais como vermelhidão, coceira ou ardor na pele podem ser associados ao uso de maquiagens com o prazo fora de validade. Ao perceber essas reações, é importante retirar o produto e higienizar a região.
"Resumindo, sim, a maquiagem vencida faz mal. É importante respeitar a data que vem na embalagem, pois ela não está lá à toa e não é porque você usou um produto vencido alguma vez e não fez mal que isso não cause algum dano futuramente", reforça a especialista.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br