Paleontologia

'Monstros do Permiano': conheça animais que vagavam antes dos dinoussauros

Os animais do Permiano viveram entre 299 e 251 milhões de anos atrás e foram extintos em massa

Esses animais tinham uma biodiversidade notável, incluindo animais parecidos como dinossauros, o Dimetrodon era um deles -  (crédito: Permianmonsters.com/Reprodução)
Esses animais tinham uma biodiversidade notável, incluindo animais parecidos como dinossauros, o Dimetrodon era um deles - (crédito: Permianmonsters.com/Reprodução)
postado em 19/09/2023 16:02

Antes do domínio global dos dinossauros, uma série de animais já vagava na Terra. Os animais do Permiano viveram entre 299 e 251 milhões de anos atrás e, entre eles, estavam os primeiros gigantes carnívoros e vegetais a pisar o planeta.

Esses animais tinham uma biodiversidade notável, incluindo animais parecidos como dinossauros, o Dimetrodon era um deles. Pertencentes aos sinapsídeo, "grupo de cordados de transição entre os répteis e os mamíferos", segundo a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), eles tinha um grande tronco com uma enorme vela nas costas.  Embora, a priori, eles não eram mamíferos com o tempo começou a apresentar características cada vez mais mamíferas, dando origem aos seus primeiros ancestrais.

Cotylorhynchus, que também pertencia ao dos sinapsídeo, era um animal com corpo que lembrava ao de um de crocodilo e cabeça de ervilha. Eles evoluíram como um dos dois principais clados, de acordo com a USP, "um agrupamento que inclui um ancestral comum e todos os descendentes (viventes e extintos) desse ancestral". de animais vertebrados.

O outro grupo eram os sauropsídeos, que se ramificam em répteis e aves. Dentre eles estavam o Edaphosaurus que media até 3,5 metros de comprimento e uma cabeça minúscula "equipada com grandes dentes em forma de cavilha, perfeita para triturar plantas". Outro que pertencia a esse grupo eram os Scutosaurus, este grande réptil (cerca de 3m) anapsídeo [amniota cujo crânio não tem fenestras temporais (aberturas) junto às têmporas, de acordo com a Universidade de São Paulo] é comparável em tamanho e estilo de vida a uma vaca, vagando longas distâncias em busca de folhagem fresca".

Eles foram extintos em um evento de extinção em massa — que pode ter sido oriunda das mudanças climáticas. o episódio destruiu cerca de 90% da vida na Terra e é conhecido como extinção do Permiano.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação