SKINCARE

Robbie Williams: cantor fará lifting no pescoço após 'manopausa'; entenda

Cantor revelou que anos festivos e desbalanço hormonal da idade são os motivos para seu pescoço ter ficado mais flácido

English singer Robbie Williams performs during the Opening Ceremony before the Russia 2018 World Cup Group A football match between Russia and Saudi Arabia at the Luzhniki Stadium in Moscow on June 14, 2018. RESTRICTED TO EDITORIAL USE - NO MOBILE PUSH ALERTS/DOWNLOADS / AFP / Mladen ANTONOV / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - NO MOBILE PUSH ALERTS/DOWNLOADS -  (crédito: MLADEN ANTONOV)
English singer Robbie Williams performs during the Opening Ceremony before the Russia 2018 World Cup Group A football match between Russia and Saudi Arabia at the Luzhniki Stadium in Moscow on June 14, 2018. RESTRICTED TO EDITORIAL USE - NO MOBILE PUSH ALERTS/DOWNLOADS / AFP / Mladen ANTONOV / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - NO MOBILE PUSH ALERTS/DOWNLOADS - (crédito: MLADEN ANTONOV)
postado em 08/11/2023 18:15

Em recente entrevista, o cantor Robbie Williams, de 49 anos, disse que pretende fazer um lifting de pescoço para rejuvenescer a pele da região, já que os anos de vida festiva, regados a álcool, e a “manopausa” deixaram o seu pescoço mais flácido. E realmente o cantor está certo em culpabilizar os maus hábitos e o desbalanço hormonal.

“O álcool afeta a pele causando envelhecimento de várias maneiras. Primeiro que ele diminui a produção do ADH, que é um hormônio antidiurético, então o rim elimina água, levando à desidratação, inclusive da pele, o que leva às rugas precoces; e o álcool também leva a um processo inflamatório da pele. Já sobre o que ele chamou de manopausa, esse processo é conhecido como andropausa. Ele é equivalente ao que acontece na menopausa nas mulheres, em que você começa a ter uma diminuição da produção do hormônio masculino, da testosterona, e com isso o homem começa a ter os sinais e sintomas de andropausa. Quais são eles? Diminuição de libido, diminuição da produção de pelos, diminuição da ereção, alteração de irritabilidade, diminuição da qualidade de vida como um todo. E isso também influencia na pele, afinal a testosterona é muito importante para a produção de sebo na pele, o que ajuda na hidratação cutânea. A testosterona em produção normal no homem, saudável, confere uma pele hidratada com pouca ruga. Quando o paciente tem falta de testosterona na andropausa, essa pele fica menos hidratada, com falta de sebo, e começam a aparecer as rugas precoces numa pele muito seca”, explica Deborah Beranger, endocrinologista, com pós-graduação em endocrinologia e metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).

 


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->