ALERTA

Casos graves e morte: Mato Grosso identifica nova subvariante da covid-19

Além do Brasil, outros países também identificaram a subvariante JN 2.5, como no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e no Reino Unido

O governo do estado do Mato Grosso alerta a população sobre os sintomas gripais, reforçando o pedido de cuidados individuais  -  (crédito: Cdc/Unsplash)
O governo do estado do Mato Grosso alerta a população sobre os sintomas gripais, reforçando o pedido de cuidados individuais - (crédito: Cdc/Unsplash)
postado em 22/01/2024 17:03 / atualizado em 22/01/2024 17:24

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) foi identificada uma nova subvariante da covid-19 no estado, a JN 2.5, variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, de acordo com a pasta. A nova cepa foi descoberta durante uma pesquisa conduzida entre os dias 16 e 18 de janeiro.

Conforme a Secretaria, ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a JN 2.5 e foram hospitalizados. Todas tiveram quadros graves. 

Das pacientes que testaram positivo, três já receberam alta médica e estão estáveis, seguindo em isolamento domiciliar sob a supervisão da vigilância municipal. Entretanto, a quarta paciente, possuía doença pulmonar obstrutiva crônica e faleceu. O caso é investigado pela Secretaria de Estado de Saúde, pois não é possível afirmar que a causa da morte foi pela covid-19.

O governo do estado do Mato Grosso alerta a população sobre os sintomas gripais, reforçando o pedido de cuidados individuais: o uso de máscaras em caso de gripe ou resfriado, higienização das mãos com sabão ou álcool 70% e vacina contra a doença.

Além do Brasil, outros países também identificaram a subvariante JN 2.5, como no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e no Reino Unido.

*Com informações da Agência Brasil  

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->