FENÔMENO

Confira imagens do eclipse total e da Lua de Sangue vistos de diferentes países

Evento durou 80 minutos, o mais longo do ano, e pôde ser observado na parte oriental da Terra

Um eclipse lunar total encantou moradores da parte oriental do globo, neste domingo (7/9). O evento atingiu o ápice por volta de 15h (horário de Brasília) e durou 80 minutos, garantindo o título de eclipse mais longo do ano. 

O fenômeno também deu origem à chamada “Lua de Sangue”, quando o satélite adquire a cor avermelhada. Isso acontece quando o eclipse entra na fase total e a ela fica completamente imersa na sombra da Terra. O fenômeno não pôde ser visto do Brasil, já que a lua só nasceu após o fim do evento, mas foi transmitido pelo Observatório Nacional.

“A luz branca do Sol penetra na atmosfera e as cores azul e violeta são dispersadas pelos gases atmosféricos. Já as tonalidades mais próximas do vermelho conseguem atravessar com mais facilidade, conferindo à Lua essa coloração característica”, explica a astrônoma Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O evento começou por volta de 12h30, na fase penumbral, quando o satélite ainda recebe alguma luz. Em seguida, passou pela fase parcial e atingiu a totalidade por volta de 15h. 

Veja fotos do fenômeno em diferentes países. 

Mahmud HAMS / AFP -
Hector RETAMAL / AFP -
Narinder NANU / AFP -
Zain JAAFAR / AFP -
Saeed KHAN / AFP -
Genya SAVILOV / AFP -
JOSEPH EID / AFP -
Aamir QURESHI / AFP -
Wikus de Wet / AFP -
Yasser Al-Zayyat / AFP -

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas