O relatório indica os caminhos para que o Acordo de Paris, assinado há uma década, não seja inviabilizado.
»* Eliminar o carvão mais de dez vezes mais rápido — o equivalente a desativar quase 360 usinas termelétricas de tamanho médio a cada ano e interromper todos os projetos em andamento.
» Reduzir o desmatamento nove vezes mais rápido. Os níveis atuais são muito altos — o equivalente a perder permanentemente quase 22 campos de futebol de floresta a cada minuto em 2024.
»Expandir as redes de transporte rápido cinco vezes mais rápido — o equivalente a construir pelo menos 1.400 km de faixas de trem leve, metrô e ônibus anualmente.
» Diminuir a ingestão de carne bovina, ovina e caprina em regiões de alto consumo cinco vezes mais rápido — o equivalente a diminuir a ingesta em duas ou menos porções por semana na América do Norte e do Sul, na Austrália e
na Nova Zelândia.
» Escala tecnológica de remoção de dióxido de carbono mais de dez vezes mais rápida — o equivalente à construção de nove das maiores instalações de captura direta de ar atualmente em construção a cada mês.
» Aumentar o financiamento climático em quase US$ 1 trilhão anualmente — o equivalente a cerca de dois terços do financiamento
público de combustíveis
fósseis em 2023.
Fonte: Organização
Meteorológica Mundial (OMM)
