SAÚDE

A fruta que tem um suco delicioso e ajuda a perder peso

Conheça qual é a fruta que controla o apetite, estimula o metabolismo e é rica em nutrientes

A amora é uma das melhores opções naturais para perda de peso, pois ela tem diversos benefícios ao organismo. Ela pode ser consumida sozinha, em sobremesas, chás ou suco natural, ajuda a controlar o apetite e a estimular o metabolismo.

De acordo com o nutricionista Eduardo Lustosa, a amora é uma fruta completa. "A amora é rica em fibras solúveis e insolúveis, que aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento intestinal", explica. "Além disso, contém vitamina C, potássio, magnésio e compostos antioxidantes como antocianinas, que ajudam a combater a inflamação celular”, completa o especialista.

A fruta é rica em antioxidantes potentes, como as antocianinas, que ajudam a combater inflamações e a manter o metabolismo funcionando normalmente. "As antocianinas podem reduzir o acúmulo de gordura no fígado e melhorar a oxidação de lipídios, o que, indiretamente, ajuda a acelerar o metabolismo", complementa Lustosa.

O suco natural de amora também tem benefícios, quando feito sem açúcar. "O suco de amora pode ter efeito termogênico leve, especialmente quando consumido sem adição de açúcar e com a fruta in natura ou polpa integral", explica.

Além disso, a amora é rica em vitamina C, vitamina K e manganês, nutrientes que auxiliam no sistema imunológico, na manutenção da saúde óssea e na prevenção do envelhecimento precoce. "É uma fruta pequena no tamanho, gigante nos benefícios”.

Uma pequena quantidade diária já faz diferença, o nutricionista sugere a ingestão diária de cerca de 100g, o que corresponde a um punhado de amoras frescas ou a um copo de suco natural e que proporciona, em média, 5g de fibras e apenas 43 calorias.

O nutricionista completa com um alerta: “O chá das folhas de amora, muito utilizado na medicina popular, não deve ser consumido em grandes quantidades sem orientação médica, especialmente por quem toma medicamentos para pressão ou diabetes”.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

Mais Lidas