Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores analisaram dados de neuroimagem de 1400 pessoas de 13 países com hábitos criativos bastante diversos. Além de decifrar o cérebro de quem já praticava algum exercício mental, eles fizeram sessões de "treinamento" com atividades específicas para ver como a estrutura física do órgão reagiria.

 

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover
  • Com práticas criativas direcionadas, observou-se que, em poucas semanas, um paciente jogando um game de estratégia usado nos testes, chamado StarCraft II, com uma carga horária total de 30 horas de jogo, já havia efeitos mensuráveis na idade cerebral.

 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

  • Em casos onde a frequência foi mantida ao longo de mais semanas, em vez de exercícios pontuais, a melhora na plasticidade neural foi ainda mais acentuada. Em todos os testes, as práticas criativas tiveram maior efeito no cérebro de pessoas mais velhas; e foram menos "rejuvenescedoras" em sessões mais curtas de treinos criativos.

 

  • Como o foco do estudo era a vasta possibilidade de estímulos cerebrais, o método de escolha da origem dos participantes seguiu países com características ambientais bem distintas entre si, tais como Turquia, Itália, Cuba, Canadá, Argentina e Alemanha.

  • Google Discover Icon
postado em 05/02/2026 06:00
x