Música

Em primeiro single totalmente em inglês, BTS busca hegemonia internacional

A gigante do k-pop estreia ‘Dynamite’, a primeira música 100% em inglês, e mira a dominação do mercado mundial

Correio Braziliense
postado em 21/08/2020 20:39 / atualizado em 21/08/2020 20:40
Boyband BTS -  (crédito: AFP PHOTO / Big Hit Entertainmen)
Boyband BTS - (crédito: AFP PHOTO / Big Hit Entertainmen)

A boyband BTS apresentou, nesta sexta-feira (21/8), o single Dynamite. A surpresa fica por conta de ser cantada completamente em inglês. Esta é a primeira vez que o grupo lança uma música 100% na língua inglesa e o fato conversa muito com o sucesso mundial que os artistas experienciam nos últimos anos.

A música lançada pela boyband tem um forte apelo nostálgico a era disco, desde o instrumental e técnico até as escolhas para a coreografia apresentada pelo grupo no videoclipe promocional lançado. A música tem estreia internacional no MTV VMAs, prêmio importante da música norte-americana. A escolha da estreia para o público majoritariamente dos Estados Unidos também mostra qual mercado eles querem atingir.

BTS é um fenômeno mundial e um dos principais grupos do movimento grandioso de popularização do k-pop, gênero característico da Coreia do Sul que recebe muito investimento do país e de empresas privadas para ser um produto cultural forte em todo o planeta.

A banda, formada por Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook, tem se mostrado muito produtiva nos últimos anos. Da fundação, em 2013, para cá, eles disponibilizaram 19 trabalhos musicais extensos em serviços de streaming, entre EPs e álbuns. Isso contando que em 2019 eles fizeram uma turnê mundial e só este ano eles apresentaram dois discos completos além deste single.

Da Coreia do sul para o mundo

Não só de BTS se faz o K-pop. Grupos como EXO, Seventeen, Twice e Blackpink têm se destacado no mercado internacional, lotando estádios e com milhões de reproduções em streamings. A última das citadas, a girlband Blackpink se apresentou no grande festival norte-americano Coachella e gravou uma faixa para o último disco de Lady Gaga.

Seguindo os passos em busca da internacionalização, o grupo Tomorrow x Together lançou o EP Drama, uma versão japonesa de músicas lançadas. Compor versões de músicas na língua de outro país asiático é uma prática comum devido à importância do mercado japonês para o K-pop.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação