Homenagem

Mauricio de Souza homenageia Quino, cartunista que morreu nesta quarta

Joaquín Salvador Lavado ficou mundialmente conhecido por ser o criador da personagem Mafalda

Victória Olímpio
postado em 30/09/2020 23:37 / atualizado em 01/10/2020 08:17
 (crédito: Maurício de Souza)
(crédito: Maurício de Souza)

Nesta quarta-feira (30/9), morreu aos 88 anos o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino, mundialmente conhecido por ser o criador da personagem Mafalda. Segundo o jornal argentino Clarín, ele não resistiu às complicações de AVC sofrido na última semana.

O cartunista Mauricio de Souza, criador da Turma da Mônica, lamentou a morte de Quino e o homenageou com um depoimento e uma ilustração das personagens Mafalda e Mônica. Confira abaixo a mensagem:

QUINO VIVE

O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963. Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens. Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós.

Mauricio de Sousa

Alguns ilustradores como Thiago Borbolla, Laerte Coutinho e Tarcísio Motta também prestaram suas homenagens ao cartunista com ilustrações. A morte foi confirmada pelo editor do artista, Daniel Divinsky, pelo Twitter.

A primeira edição foi publicada em setembro de 1964, na revista Primeira plana. Foram, ao todo, desenvolvidas mais de 1.900 histórias da personagem. Entre os temas abordados por Mafalda estão o meio ambiente, a política, questões filosóficas, os conflitos internacionais e o entretenimento cotidiano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação