Premiação

Oscar: Filmes lançados em streaming e drive-ins poderão ser indicados

Por causa da pandemia, as produção não serão mais obrigadas a estrear nas salas de cinema antes de chegar ao streaming e ao on-demand. Os drive-ins, agora, serão incluídos como salas tradicionais para lançamentos

Correio Braziliense
postado em 08/10/2020 10:54 / atualizado em 08/10/2020 11:01
 (crédito: AFP / Mark RALSTON)
(crédito: AFP / Mark RALSTON)

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, anunciou mudanças no regulamento de classificação dos filmes para o prêmio. A principal delas envolve a não exigência da exibição das obras em salas de cinema tradicionais antes da chegada no streaming e no on-demand para garantir as indicações. A informação foi divulgada pelo site The Wrap.

A nova proposta impõe que os filmes devem ser apresentados à Academia em um prazo de até 60 dias depois da estreia. Além disso, as exibições nos cinemas modelos drive-ins, aderidos por grande parte da indústria cinematográfica, serão aceitas como tradicionais de mídia, desde que a produção fique em cartaz por sete dias corridos, mantendo a regra anterior das exibições nas salas.

Outras mudanças do Oscar

Ao longo deste ano, a Academia anunciou algumas mudanças no prêmio. Em setembro, o Oscar ganhou novas regras para os concorrentes à categoria de Melhor filme, que entrarão em vigor em 2024. A partir desta data, para garantir a indicação, as produções devem atender a critérios de diversidade.

As novas exigências incluem tanto elenco de atores e atrizes, como a equipe de produção e realização do filme. As determinações partiram de uma força tarefa criada pela Academia que trabalhou em cima de um modelo do British Film Institute (BFI) Diversity Standards, usado em algumas categorias do Bafta, principal premiação do Reino Unido.  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação