Música

80 anos de John Lennon: Ouça cinco músicas marcantes do artista

Um dos maiores compositores da história da música, John Lennon completaria, nesta sexta-feira (9/10), 80 anos de idade e 60 de influência na arte

Correio Braziliense
postado em 09/10/2020 13:28 / atualizado em 09/10/2020 13:29
 (crédito: John Lennon - Os anos de revolução/Reprodução)
(crédito: John Lennon - Os anos de revolução/Reprodução)

Uma das maiores referências da música como um um todo, John Lennon completaria nesta sexta-feira (9/10) 80 anos. O cantor e compositor nascido em Liverpool morreu em 1980, mas o legado ficou. Desde que os Beatles começaram, há 60 anos, letras e pensamentos do poeta influenciaram os rumos da música popular e são importantes para músicos em todo o mundo até a atualidade.

Lennon teve uma carreira que se misturava com a vida pessoal, lançou livros, foi uma das principais vozes contra a Guerra do Vietnã e juntamente com Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison fez uma das bandas que mais mudaram a história da música, afinal para ele, os Beatles chegaram a ser “mais populares do que Jesus”.

John Lennon foi assassinado em 8 de dezembro por Mark Chapman com quatro tiros. A morte, que vai fazer 40 anos, se deu em frente ao edifício Dakota, onde o músico morou nos últimos anos da vida. Lennon tinha 40 anos na época.

Para homenagear o aniversário do artista, o Correio separou cinco músicas que marcaram a trajetória dele como um dos compositores mais importantes para gerações de fãs.

Cinco músicas para comemorar os 80 anos de John Lennon

Love me do

A primeira música dos Beatles, coescrita por John Lennon e Paul McCartney, marcou o início da história que seria feita pela banda de Liverpool.

Come together

A música mais tocada entre todas as gravações dos Beatles, Come together foi inicialmente pensada como um jingle de campanha para Timothy Leary, que buscava o governo da Califórnia em 1969. A canção foi lançada para ser um lado B, mas acabou se tornando um dos principais sucessos do álbum Abbey Road, quinto colocado da lista da Rolling Stone de discos mais importantes da história da música.

Don’t let me down

Canção escrita por John e gravada em 1967 foi uma das últimas composições dos Beatles. A música fez parte da última apresentação do quarteto no topo Schuyler Hotel, em Nova York. Por mais que a última música que tocada por eles tenha sido Get back, foi Don't let me down que ficou gravada no show que marcou o fim da lendária banda.

Unfinished music No. 1: Two virgins

O compacto com duas faixas e um bônus foi o primeiro lançamento de John Lennon em carreira solo, ou quase solo, pois dividia as vozes e as composições com Yoko Ono. As músicas não terminadas foram lançadas em 1968.

Imagine

Um hino sobre a utopia, John Lennon pede para que o público imagine um mundo em que a paz reine e tudo seja bom. A música fez parte da fase hippie do cantor e se tornou uma canção icônica contra as guerras. Esta ainda é uma das composições mais ouvidas e regravadas do músico de todos os tempos, mesmo tendo sida lançada em 1971.

Coletânea de John Lennon

Em homenagem a data em que John Lennon faria 80 anos foi lançada a coletânea GIMME SOME TRUTH.(Deluxe). Já disponível nas plataformas de streaming, a coleção de gravações e raridades do cantor teve curadoria da viúva Yoko Ono e do filho Sean Lennon.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação