Padre Marcelo Rossi usa do empurrão que sofreu para falar de superação em novo livro

Em 'Batismo de fogo', Padre Marcelo Rossi usa experiência do empurrão que sofreu em julho do ano passado para falar sobre superação

Adriana Izel
postado em 11/10/2020 09:12 / atualizado em 11/10/2020 09:34

Padre Marcelo Rossi
Padre Marcelo Rossi (foto: Martin Gurfein/Divulgação)

Em 14 de julho de 2019, o Padre Marcelo Rossi rezava uma missa para 100 mil pessoas, num público em sua maioria formada por jovens, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo. O que parecia um dia normal se tornou numa data que daria origem a um novo trabalho do sacerdote encarado como uma missão: a escrita do livro Batismo de fogo, lançado em setembro deste ano. A obra parte da queda que o eclesiástico sofreu do palco de dois metros e meio de altura naquele dia após ter sido empurrado por uma mulher.

Ainda no chão, sentindo muita dor, Marcelo Rossi se perguntou: “O que o Senhor queria com aquilo?” Não encontrou a resposta na hora. Após cinco minutos, se levantou, colocou o melhor sorriso e continuo a missa. A conclusão do questionamento veio 10 dias depois, após muito B.O., sigla dada pelo padre para, o que ele diz ser o melhor remédio contra o mal: Bíblia e oração — porque o boletim de ocorrência mesmo nunca foi feito e ele não quis saber quem foi a pessoa responsável. “Esse é um livro pessoal, que surgiu de um empurrão, literalmente. Desde o início fui impelido a fazer o B.O. e isso me fez refletir muito sobre a minha vida”, explica em entrevista ao Correio.

Dessa reflexão, percebeu que a trajetória de 53 anos, desde a infância até o “famoso acidente”, teve muitas barreiras, provações e quedas. Mas que, com ajuda da fé, conseguiu sempre se levantar e superar quaisquer que fossem as adversidades. Ele diz que esse é o livro mais íntimo que já escreveu e o compara com o clássico Confissões, de Santo Agostinho. “Nesse livro, abri meu coração, como em Confissões, porque Santo Agostinho coloca detalhes da vida dele e consegue falar com o coração das pessoas. Foi isso que eu fiz também”, conta.

Narrativa

Em 12 capítulos divididos em 144 páginas, Batismo de fogo traz relatos pessoais de momentos de fragilidade, incluindo a depressão que revelou publicamente em 2012 em entrevista ao Fantástico. “Acho que é importante mostrar minhas debilidades, porque eu também passo por dificuldades. Quando revelei a depressão, as pessoas perguntavam: “como um padre pode ter depressão?” Um homem de fé pode ter depressão, mas foi justamente a fé que me salvou”, comenta.

Apesar de ter vários livros no currículo, o padre explica que esse é o primeiro que, de fato, coloca todo o seu coração e sua verdade nas páginas, ao contar fatos que nunca havia divulgado. A escrita começou no ano passado, quando não se imaginava que o mundo viveria uma pandemia. A ideia era ter lançado exatamente um ano após o empurrão. Mas a covid-19 atrasou os planos. Só não interferiu no texto, que, de acordo com ele, permaneceu praticamente intacto: “É impressionante, parece que esse empurrão fazia parte de um plano, porque esse livro ele tem tudo a ver com o que estamos vivendo. Ele serve para esse momento da pandemia, da fé na vacina, de ensinar as pessoas a quererem ser melhores a cada dia”.

Por causa disso, o padre acredita que o fato de o livro ter sido lançado na pandemia reforça ainda mais a missão que ele tem de ajudar às pessoas, principalmente, àquelas que estão vivendo momentos difíceis. Ele cita o aumento do número de casos de ansiedade, de depressão e de suicídio durante o período da covid-19. O último é, inclusive, tema de um dos capítulos, quando Rossi conta a história de um familiar. “Estamos vivendo um outro surto, do suicídio, da depressão. Geralmente quando a pessoa tem depressão ela tem pensamentos suicidas. Foi a única coisa que eu não tive, por causa da experiência que tive na minha família. Eu quis, então, atentar a essas pessoas para que elas vejam como é perigoso e possam mudar esses pensamentos. Eu quis falar com o coração”, esclarece.

Como já havia feito em outros trabalhos literários, ao final de cada capítulo, há uma oração que se relaciona com o tema de cada história que leva o leitor a conhecer o tripé da fé de Rossi: a Sagrada Eucaristia, as Sagradas Escrituras e o Santo Rosário. “A minha missão é fazer a diferença. Esse é o meu objetivo. Levar o bem para as pessoas. Registrar como Deus é maravilhoso”, complementa. E ainda cita um trecho da Bíblia que acredita definir o objetivo da obra: Romanos, capítulo 12, versículo 21 que diz “não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.


Batismo de fogo — Conheça a força da superação divina
De Padre Marcelo Rossi. Editora Planeta, 144 páginas. Preço médio: R$ 29,90 e R$ 11,99 (e-book).

Livro Batismo de fogo, do Padre Marcelo Rossi
Livro Batismo de fogo, do Padre Marcelo Rossi (foto: Editora Planeta/Divulgação)


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.