Cinema

Filme colombiano indicado ao Oscar 2020 estreia no Brasil em novembro

'Monos: entre o céu e o inferno', dirigido por Alejandro Landes, conta a história de adolescentes em uma guerrilha. Com Moises Arías ('Hannah Montana') e Julianne Nicholson ('Eu, Tonya'), a estreia é em 19 de novembro

Correio Braziliense
postado em 13/10/2020 18:58 / atualizado em 13/10/2020 18:58
 (crédito: PandoraFilmes/Divulgação)
(crédito: PandoraFilmes/Divulgação)

Candidato da Colômbia ao Oscar 2020, o filme Monos: entre o céu e o inferno, dirigido por Alejandro Landes, estreia no Brasil em 19 de novembro, pela Pandora Filmes. O longa conta a história de um grupo de adolescentes guerrilheiros em um país latino-americano indefinido. Com codinomes como Rambo, Pé Grande e Smurf, os jovens diariamente fazem treinamento militar, ao mesmo tempo em que cuidam de uma prisioneira americana.

O filme teve a primeira exibição na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. E, desde que estreou no Festival de Sundance, em janeiro de 2019, tem sido bem recebido pela crítica internacional. O diretor, nascido em São Paulo, filho de uma colombiana e um equatoriano, conta que o projeto se baseia na “guerra civil que parece não ter fim na Colômbia”. “Monos: entre o céu e o inferno explora esse momento pelo prisma de um filme de guerra. Embora essa seja a primeira chance da minha geração, esse não é o primeiro processo de paz da Colômbia, e, portanto, parece ameaçado por fantasmas. Esses fantasmas me inspiraram a construir o filme como um sonho febril”, explica, por meio de nota.

Landes, que assina o roteiro com Alexis dos Santos, compartilhou que os romances O senhor das moscas, de William Golding, e O coração das trevas, de Joseph Conrad, foram algumas das principais influências na construção do enredo. Filmando na região do Rio Samaná, a cinco horas de Medellín, o diretor afirma que “não muito tempo atrás, era uma região inacessível por causa das disputas entre as guerrilhas e os paramilitares, o que, paradoxalmente, deixou a área intocada. Uma benção estranha da violência colombiana”, disse, também por meio de nota.

O elenco é composto por Moises Arías (Hannah Montana) e Julianne Nicholson (Eu, Tonya), além de atores estreantes. O personagem Rambo é vivido por Sofia Buenaventura, e o diretor explica que, originalmente, deveria ser um rapaz, mas no processo de seleção isso se mostrou sem importância. “Ao assistir mais de 800 testes, percebemos que nos tornamos cegos ao gênero [sexual] do personagem. Os gêneros não são claros na história, e isso não é importante para a linguagem. Ainda assim é curioso acompanhar sessões, e ver que metade do público acredita que Rambo seja homem, e a outra metade, mulher. E, ainda assim, isso muda as impressões mais profundas do filme? Creio que não”, concluiu.

A equipe técnica do longa conta ainda com o diretor de fotografia Jasper Wolf e trilha sonora de Mica Levi (indicada ao Oscar em Jackie). Monos: entre o céu e o inferno será lançado nos cinemas brasileiros a partir de 19 de novembro pela Pandora Filmes.

Assista ao trailer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação