Festival

Favela Sounds participa da programação do norueguês Oslo World

Evento brasiliense terá programação para apresentar a diversidade da música brasileira periférica, entre elas a exibição de um filme com Elza Soares e Flávio Renegado

Adriana Izel
postado em 23/10/2020 18:00
Elza Soares e Flávio Renegado em Get to know favela sounds and some favela artists, filme que será exibido no evento -  (crédito: Um Nome Comunicação/Divulgação)
Elza Soares e Flávio Renegado em Get to know favela sounds and some favela artists, filme que será exibido no evento - (crédito: Um Nome Comunicação/Divulgação)

Criado em 2016, o festival brasiliense Favela Sounds terá uma participação dentro da programação da 27ª edição do evento norueguês Oslo World, a ser realizado entre 26 de outubro e 1º de novembro. Representando o Brasil, a produção do evento exibirá um programa documental sobre a cultura de favela brasileira, além de integrar três painéis. A Oslo World, na Noruega, é a maior plataforma de articulação do mercado da música entre os países nórdicos.

A parceira ocorreu após a participação do Favela Sounds no projeto Maps the world, em que festivais de diversos países criavam playlists para o Oslo, imbuídos do sentimento de união em que vive o mundo em meio à pandemia de covid-19. "Nós mandamos a nossa representando o Brasil. Desde então estamos construindo essa parceria", explica Guilherme Tavares, um dos idealizadores do Favela Sounds ao lado de Amanda Bittar.

Na edição que tem como tema solidariedade, o festival abriu espaço para outras iniciativas, entre elas, o Favela Sounds. O projeto candango apresentará o filme Get to know favela sounds and some favela artists (Conheça os sons de favela e seus músicos, em português), um programa bilíngue produzido pela Um Nome Produção e Comunicação em parceria com a Toca Filmes.

Com participação de TrapFunk&Alívio (Bahia), Doralyce (Pernambuco), Bia Ferreira (Minas Gerais/Rio de Janeiro), Keila (Amazonas/Pará), Tássia Reis (São Paulo) e Elza Soares & Flávio Renegado (Rio de Janeiro/Minas Gerais), a obra descreve os métodos de produção e particularidades de distintos gêneros musicais de favelas brasileiras (tecnobrega, funk, samba, pagode baiano, rap, e bass music). "Para além de mostrar os artistas em entrevistas e videoclipes estamos propondo um entendimento maior da economia circular da música de favela, que pode inspirar os mercados tradicionais", completa Tavares.

A exibição será em 26 e 27 de outubro, como showcase da conferência de música apresentada pelo Oslo World em formato híbrido, reunindo programadores nórdicos presencialmente, e formadores de opinião de todo o mundo, pela plataforma exclusiva e virtual do festival.

Painéis do Favela Sounds no Oslo World

Além da exibição do filme, o Favela Sounds estará em três painéis. No dia 17, a funkeira Deize Tigrona participa da mesa "The power of images and sound of resistance" (O poder das imagens e o som da resistência) ao lado de Moddi (Noruega) e Pierre Terdjman (França). No mesmo dia, a cantora Doralyce estará com Juweria Hassan (Noruega) e Priyangika Samanthie (Noruega) no debate "Emergent Voices" (Vozes Emergentes).

No dia 30, o curador Guilherme Tavares estará na mesa de debate "Against all Odds" (Contra todas as probabilidades), para conversar sobre o tema com Amani Semaan (Líbano), Francisca Valenzuela (Chile) e Preethi Nallu (Irã). A atividade prevê uma troca entre agentes criativos ligados à militância nos países em que atuam e suas formas de subverterem os inúmeros desafios impostos pelas instituições e órgãos oficiais.

O Favela Sounds também representará o Brasil na criação do Utopian Manifesto (Manifesto Utópico), que expõem-se urgências do país em temas como a equidade de gênero, o racismo, a sustentabilidade e a vivência LGBTQIA+.

Confira a programação do Favela Sounds no Oslo World

Exibição de Get to know Favela Sounds and some favela's artists durante a conferência com participantes de todo o mundo
26/10 - 11h
27/10 - 10h30
www.osloworld.no

Painel: The power of images and sound of resistance
Deize Tigrona (Brasil), Moddi (Noruega) e Pierre Terdjman (França)
27/10 - 18h50

Painel: Emergent Voices
Doralyce (Brasil), Juweria Hassan (Noruega) e Priyangika Samanthie (Noruega)
27/10 - 20h55

Painel: Against all Odds
Guilherme Tavares (Brasil), Amani Semaan (Líbano), Francisca Valenzuela (Chile) e Preethi Nallu (Irã).
30/10 - 11h30

Utopian Manifesto
28/10 - Salas Regionais - 8h30 - 10h
28/10 - Salas Transnacionais - 11h30 - 13h
30/10 - Sala Global e criação do manifesto mundial - 7h - 8h
www.osloworld.no

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação