Luedji Luna, Thiaguinho, Teresa Cristina e Negra Li foram alguns dos nomes convidados para compor a programação dedicada ao Mês da Consciência Negra no canal do YouTube Papo de Música, que ocorre a partir do dia 3. Lançadas sempre às terças-feiras, as entrevistas com artistas de diversos gêneros musicais e narrativas são comandadas pelas jornalista Fabiane Pereira, que dedicou os episódios do próximo mês, para falar com os convidados sobre arte e vida e registrar a importância do período. Além das entrevistas semanais, também ocorrerá a live De frente com Fabi, por meio do perfil da apresentadora no Instagram.
Com a proposta de traçar um mapa da produção musical no Brasil, por meio de conversas e registros em vídeo, desde a estreia, em 2018, o canal projeta uma curadoria diversa e já chega na marca de 100 episódios. Em novembro, a apresentadora Fabiane Pereira amplia a proposta com bate-papos protagonizadas por artistas negros. “A música tem um poder de comunicar muito grande e, aqui no Brasil, tem até um papel educativo, então estou muito feliz de trazer esse conteúdo com nomes tão especiais”, ressalta a apresentadora.
A programação especial já teve início com uma conversa com Gilberto Gil e, agora, segue com a cantora e compositora Luedji Luna, com episódio disponível no canal. Ela acaba de lançar um novo disco, Bom mesmo é estar debaixo d’água e no programa divide percepções sobre como a pesquisa musical, que conduz a carreira, segue se aprofundando no caminho iniciado no primeiro disco. “Desde Um corpo no mundo (2017), eu tô nesse resgaste (de uma África Ancestral). É a busca por preencher esse hiato deixado pelo sequestro da escravização”, comenta sobre o trabalho responsável por levá-la ao Quênia, há dois anos, no primeiro show internacional.
Inicio da programação em novembro
Um dos principais nomes do samba e do pagode, Thiaguinho abre a programação de novembro tendo a entrevista lançada no dia 3, próxima terça-feira. Nela, o cantor abordou temas como o projeto Tardezinha, a influência de Belo, Alexandre Pires e Péricles e sobre não enxergar divisões entre samba e pagode. Também falou de racismo. “Eu passei (situações de racismo) a vida inteira, ainda passo, minha família passa”, pontuou. “Tem gente que diz ‘não vamos falar de racismo porque não existe’, mas a gente tem que falar disso porque existe, sim”, completa.
Segunda entrevistada, a cantora Teresa Cristina, destaque pelas lives diárias que iniciou em março, relembrou os impactos causados na vida por situações de discriminação. “Eu ficava me escondendo porque lá no subconsciente entendia que, em algum momento, alguém viria falar algo que me ofendesse”, declara na entrevista. “O que é a lei antirracismo? É você poder proferir as piores palavras possíveis, pagar R$ 300 e sair?”, questiona Tetê, como é carinhosamente conhecida. Confira a programação completa de novembro:
Entrevistas especiais no mês da Consciência Negra
3 de novembro: Papo de Música com Thiaguinho
10 de novembro: Papo de Música com Teresa Cristina
17 de novembro: Papo de Música com Negra Li
24 de novembro: Papo de Música com Bia Ferreira
Lives De frente com Fabi
5 de novembro: Zé Manoel De Frente com Fabi
12 de novembro: Késia Estácio De Frente com Fabi
19 de novembro: Tássia Reis De Frente com Fabi
26 de novembro: Amaro Freitas De Frente com Fabi
Além dos vídeos no canal, a jornalista também disponibiliza playlists selecionadas conforme inspirações surgidas das entrevistas. Confira a playlist de Luedji Luna:
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.