Programação

Live de Leonel Laterza e peça 'Caleidoscópio palace' agitam fim de semana

Com o fim da seca, uma boa pedida para se divertir é assistir a lives de música e espetáculos, ou pegar um filminho em casa

Apesar dos eventos presenciais estarem voltando pouco a pouco, cercados de cuidados, ainda há quem prefira se divertir no conforto do lar, acompanhando os shows on-lines ou assistindo séries. Em casa, no cinema ou no drive-in, confira a programação do fim de semana na capital.

Três décadas de música

Com ênfase nas nuances da música brasileira, o cantor Leonel Laterza mergulha na melodia e edifica a carreira por meio de apresentações em festivais, bares e teatros da capital há 30 anos. Com a infância marcada pela música, o mineiro de coração brasiliense iniciou os trabalhos na Escola de Música de Brasília (EMB). Influenciado pela bossa nova, pela MPB e pelo jazz, ele mostra recursos que o permitem visitar, de maneira particular, os mais variados gêneros musicais.

“Aprendi que, nós, como artistas, temos que usar a arte para provocar as pessoas. No meu conceito, existe uma diferença entre arte e entretenimento. Escolhi fazer arte e a gente tem o compromisso de provocar e sensibilizar as pessoas. Nós temos que saber que servimos a música e não o contrário”, conta Leonel Laterza em entrevista ao Correio.

Para o artista, o mais desafiador das três décadas de carreira é a insistência na valorização da música popular brasileira que é “muito diversa e rica”, como descreve o mineiro. “A parte mais difícil é resistir nesse gênero musical”, pontua. Os ápices da trajetória musical foram muitos.

“Lembro que teve um momento muito importante. Quando me apresentei na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional. Estava lotada, pois o evento trazia um artista local e um nacional, e, nesse dia, quem se apresentou foi Rosa Passos. Essa foi a minha maior plateia até hoje, foi uma coisa muita linda. Tem muita gente que me conhece por causa dessa apresentação”, relembra 2008, no MPB Petrobras.

O mais recente trabalho é o disco de intérprete Delicadeza — Canções de Dori Caymmi, lançado em junho. A produção recebeu elogios do próprio homenageado. “O feedback está maravilhoso, estamos tendo muita audição nas plataformas digitais, tem muita gente manifestando que o disco tocou o coração e quem me conhecia acha que esse trabalho mostra amadurecimento. É um disco que muitas letras se referem ao interior e à emoção, e nessa época do virtual estamos tentando fazer isto sempre a distância. A própria letra de Delicadeza fala de saudade e casou com o momento”, reflete o cantor.

A comemoração será à distância por meio de uma live transmitida pelo canal oficial do cantor no YouTube, no sábado (24/10), às 20h. “Estou muito feliz e me sentindo muito estranho, porque comemorar virtualmente é uma novidade, mas não podia passar em branco”, admite e antecipa o repertório que trará uma retrospectiva da carreira com faixas autorais e regravações.

Espetáculo virtual

Caleidoscópio Palace/Reprodução - Frame do ator Leonardo Rodrigues na peça 'Caleidoscópio palace', de Hugo Rodas

 

Fragmentos da realidade cotidiana pandêmica são encenados em 12 cenas. São situações distintas dentro de um mesmo edifício. Essa é a premissa do Caleidoscópio palace, montagem on-line dirigida pelo diretor uruguaio Hugo Rodas durante o contexto do isolamento social. O espetáculo será realizado sábado (24) e domingo, às 20h, pelo YouTube.

As janelas do prédio, uma a uma, são os palcos para que os moradores compartilhem solidões, vazios existenciais, amores em estado de espera, saudades e angústias. O processo criativo levou seis meses de duração e foi um desafio, tanto para os atores quanto para o diretor, que abusou das referências cinematográficas para montar uma espécie de filme on-line.

Os atores de Caleidoscópio se conheceram na montagem do clássico O olho da fechadura, baseado na obra de Nelson Rodrigues, encenado em 2019 no Espaço Cultural Renato Russo, na Asa Sul. Desse processo, surge o novo grupo. Em 60 minutos, o espetáculo debate questões acerca do tempo e do futuro em uma resposta poética ao isolamento social.

*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira

Serviço

Live Delicadeza
Sábado, às 20h, no canal oficial do Leonel Laterza no YouTube. Gratuito. Livre para todos os públicos.

Caleidoscópio palace
Sábado e domingo, às 20h, no canal do Caleidoscópio Palace no YouTube.

Tem mais!

Streaming

Emily in Paris
De Darren Star, mesmo criador de Sex and the city e de Younger. A série Emily in Paris é protagonizada por Lily Collins e narra a história de uma jovem estadunidense que trabalha em uma grande empresa de marketing e muda-se para Paris, onde tem que se adaptar à vida na capital e aos costumes franceses. A trama acompanha as aventuras da jovem pela cidade, tentando se enturmar com os colegas de trabalho, vivendo paixões e fazendo grandes amizades. Disponível na Netflix.

 

Estevam Avellar/Divulgação - Cássia Kis e Nikolas Antunes em cena da série Desalma.

 

Desalma
De Ana Paula Maia, a série Desalma é a nova produção de terror, suspense e drama do Globoplay. Em Brígida, cidade brasileira colonizada por ucranianos, uma festa pagã é banida após tragédia.?Trinta?anos depois, ela está de volta, mas eventos sombrios afligem a cidade.?Disponível no Globoplay.

The Boys
De Eric Kripke, Seth Rogen e Evan Goldberg, a série The Boys ganhou uma segunda temporada, mais intensa e desesperada. Butcher (Karl Urban), Hughie (Jack Quaid) e a equipe se recuperam das perdas da temporada anterior. Fugindo da lei, eles sofrem para lutar contra os super-heróis. Enquanto Vought, a empresa que gerencia os heróis, entra em pânico com a ameaça dos supervilões, e uma nova heroína, Stormfront, agita a empresa e desafia um Homelander já instável. Disponível no Amazon Prime Video.

Cinema
Após decreto do governo que retira exigência de alternar fileiras ocupadas nos cinemas da capital, esses espaços retomaram sessões a desde quinta-feira (22/10). Estão abertos os cinemas do Boulevard Shopping (Asa Norte), ParkShopping (Guará), Pátio Brasil (Asa Sul), Terraço Shopping (Octogonal), Espaço Itaú de Cinema, no Casapark (Guará) e JK Shopping (Ceilândia). Confira a programação na íntegra no site Divirta-se mais.

Diversão no Drive-in

Festival Brasília Drive-in
Sábado, no estacionamento do Estádio, em Sobradinho, com apresentação da banda Matuskela, às 20h30, e da Brazilian Blues Band, às 22h. Domingo, com shows de Juliana Muller, às 20h30 e Célia Porto, às 22h. Entrada franca. Classificação indicativa conforme programação.

Cine Drive-in
Exibição dos filmes Como cães e gatos 3 às 18h30, Abraço às 20h e A ilha da fantasia às 21h30. Até segunda-feira, R$ 15 (meia-entrada). Aniversariantes terão entrada gratuita para as sessões. Classificação indicativa conforme a programação.

O Circuito Cine Drive-in nas Cidades
Sexta (22), sábado e domingo às 18h, no Estacionamento da QN 302, em Samambaia. Exibição gratuita dos filmes Minha mãe é uma peça 3, Trolls, Arranha céu: coragem sem limites, Madagascar 3 e Pai em dose dupla 2. Entrada-franca via retirada de ingressos no site ou aplicativo Sympla. Classificação indicativa conforme a programação.

Caleidoscópio Palace/Reprodução - Frame do ator Leonardo Rodrigues na peça 'Caleidoscópio palace', de Hugo Rodas
Estevam Avellar/Divulgação - Cássia Kis e Nikolas Antunes em cena da série Desalma.