Cinema

Com a volta dos principais cinemas do DF, saiba como será o funcionamento

Até o momento, as redes Kinoplex, Itaú Cinemas e Cineflix já estão com programação e seguindo regras para garantir a segurança dos clientes

Pedro Ibarra*
postado em 22/10/2020 13:45 / atualizado em 22/10/2020 14:39
 (crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)
(crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press)

Os cinemas do Distrito Federal estão de volta. Nesta quinta-feira (22/10), duas redes que têm salas de exibição em shoppings em Brasília e no Entorno retomam o funcionamento. Uma terceira já estava reaberta desde a permissão em setembro. Os espaços se prepararam para receber novamente os clientes com regras de segurança e higiene. Cada rede com as próprias propostas, para evitar risco de contágio da covid-19 entre os frequentadores.

Com a reabertura das salas de cinemas Kinoplex, Itaú Cinemas e Cineflix, sete cinemas em shoppings estão funcionando, além do Cine Drive-in que se tornou a uma popular opção nos tempos de pandemia e que teve uma retomada ainda mais cedo. Confira a programação completa da semana.

O novo normal das salas de cinema

Por mais que o governo do DF tenha baixado o Decreto n° 41.353, liberando os cinemas e templos religiosos de manter espaçamento entre as fileiras, o retorno das salas de exibição seguirá regras próprias estabelecidas por cada rede de cinemas. A maioria das determinações de segurança à saúde dos clientes é comum entre todos que estão voltando as programações, no entanto cada um tem especificidades próprias.

O uso obrigatório de máscaras, a climatização das salas para que não fique circulando o mesmo ar durante toda a sessão, e as indicações para que o contato físico seja evitado são regras propostas pelas três redes que estão em funcionamento a partir desta quinta-feira. Todos também afirmam que a área interna será constantemente higienizada e que os funcionários estão treinados para manter o bem-estar do frequentador

A rede Kinoplex, última a anunciar o retorno, vai funcionar com apenas 35% da capacidade das salas, espalhou adesivos pelas áreas comuns indicando a distância segura que as pessoas devem manter. Apenas pessoas que comparecerem ao cinema juntas podem sentar umas do lado das outras, o restante deve seguir a regra ainda vigente no Decreto n° 41.353, de permanecer a um metro e meio de distância. Também seguem a política de que o consumo de comidas e bebidas só pode ser feito nos assentos.

O Itaú segue políticas iguais as do Kinoplex quanto à alimentação e ao distanciamento, mas é o único dos cinemas que pede para que os clientes cheguem em um horário próximo a sessão e deem preferência a pagamento com cartão por aproximação. Assim como o Kinoplex, ele terá avisos de segurança antes dos filmes e deixará adesivos no chão indicando as distâncias seguras entre os frequentadores. As salas estão com capacidade reduzida, mas sem uma porcentagem confirmada.

O primeiro a retornar, Cineflix tem como regra especial a saída ordenada da sala. Auxiliados por funcionários do cinema, os frequentadores saem fila por fila após o final do filme. A rede também está com capacidade reduzida e respeitando o distanciamento entre os clientes. No entanto, não foi divulgada a política quando ao consumo de alimentos e bebidas dentro durante a exibição dos filmes.

Com o retorno, alguns filmes que estavam marcados, mas não puderam estrear por conta da pandemia são exibidos pela primeira vez nas salas de cinema. É o caso de SCOOBY! O filme, Os novos mutantes e Tenet, os dois primeiros já fazem parte da programação desta semana.

*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação