Festival de Cinema

Anunciados os filmes do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Predomínio entre os títulos é de documentários, e a seleção ainda preza o equilíbrio entre a diversidade regional dos produtos e o espaço para realizadoras mulheres e artistas negros

Ricardo Daehn
postado em 24/11/2020 11:32 / atualizado em 25/11/2020 17:14
Cadê Edson? é um documentário de Dácia Ibiapina que estará na Mostra Brasília -  (crédito: Trotoar Filmes/ Divulgação)
Cadê Edson? é um documentário de Dácia Ibiapina que estará na Mostra Brasília - (crédito: Trotoar Filmes/ Divulgação)

Passadas as análises de quase 700 títulos, em trabalhos de três comissões comandadas pelo curador Silvio Tendler, foi afunilada a lista dos filmes em longas e curtas-metragens a comporem o 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Cineastas veteranos como Orlando Senna e Betse de Paula, respectivamente, com os títulos Longe do paraíso e A luz de Mario Carneiro, entram no páreo dos troféus Candango, numa lista que traz seis filmes. Disputam ainda Espero que esta te encontre e que estejas bem (de Natara Ney), Por onde anda Makunaíma? (de Rodrigo Séllos), Entre nós talvez estejam multidões (de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito) e Ivan, o Terrível (de Mario Abbade).

O festival de cinema ocorrerá de modo virtual, com acesso aos filmes via Canal Brasil e ainda na plataforma Brasil Play. Na lista de curtas, ressaltam-se nomes como Grace Passô, Breno Nina e Ricardo Alves Jr. Entre os 12 títulos de curtas, há mais espaço para as ficções, caso de Distopia (de Lily Cury), Mãtãnãg, a Encantadora (animação de Shawara Maxakali e Charles Bicalho), Vitóriusa para o café (de Tamiris Tertuliano) e Inabitável (premiado filme em Gramado e no Mix Brasil, assinado por Matheus Faria e Enock Carvalho). Na Mostra Brasília estarão nomes de peso como Thiago Foresti, Dárcia Ibiapina, Péterson Paim e Jorge Bodanzky.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação