HOMENAGEM

Filmes, séries e livros ajudam a entender o fenômeno Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos maiores jogadores de futebol do mundo, morreu nesta quarta (25) vítima de uma parada cardiorrespiratória; confira as homenagens feitas ainda em vida para o astro

Maíra Alves
postado em 25/11/2020 19:22 / atualizado em 25/11/2020 19:24
 (crédito: AFP / ROBERTO SALOMONE)
(crédito: AFP / ROBERTO SALOMONE)

Nesta quarta-feira (25/11), todo o mundo foi surpreendido pela morte do astro do futebol Diego Armando Maradona, aos 60 anos. No entanto, muito além do esporte, Dieguito recebeu uma série de homenagens ainda vivo no cinema, na música e na literatura.

Para relembrar a trajetória do craque vítima de uma parada cardiorrespiratória, o Correio Braziliense preparou uma lista de produções em que o camisa 10 argentino é protagonista.

Maradona no México (2019)

Série documental de sete episódios, disponível na plataforma Netflix, acompanha a jornada de Maradona no estado de Sinaloa, no México, onde ele assume a difícil tarefa de levar o Dorados, equipe de futebol local, rumo à primeira divisão do futebol mexicano.

Diego Maradona (2019)

O filme de 2019 reúne imagens de bastidores da vida de Maradona, com registros de família e amigos, muitos inéditos à época do lançamento. A produção passa pela infância pobre do astro até seu período turbulento defendendo a camisa do Napoli, na Itália, de 1984 a 1991.

Disponível na HBO, o longa-metragem é do mesmo diretor de Senna e vencedor do Oscar de melhor documentário em 2016 com Amy, Asif Kapadia.

Maradona, la mano di Dios (2007)


Em 2007, a produção ítalo-argentina Maradona, la mano di Dios remonta a história do jogador desde a infância até o infarto que sofreu em 2000. O ator italiano Marco Leonardi foi o escolhido para dar vida a Maradona nas telonas.

Amando a Maradona (2005)


No documentário de 2005, o próprio astro fala sobre a paixão dos fãs por sua figura. Torcedores de todas as partes do mundo também homenageiam e fazem tributos ao jogador.

Maradona por Kusturica (2008)


O diretor Emir Kusturica, e grande fã do craque, narra a história do jogador a partir de um olhar pessoal.

O Campeão Impossível (2016)


É possível ver a genialidade do jogador em cada filme oficial das quatro Copas do Mundo das quais ele participou: 1982, 1986, 1990 e 1994. Porém, o documentário O Campeão Impossível traz um recorte específico para a Copa em que o craque foi campeão.

Dirigido por Javier Novoa, o filme aborda como a seleção argentina superou as dificuldades para conquistar o campeonato do México, em 1986. A equipe tinha Maradona como protagonista.

Maradona: Sueño Bendito

 

Poster da série Maradona: Sueño Bendito
Poster da série Maradona: Sueño Bendito (foto: Amazon/Divulgação)

A plataforma de streaming Amazon Prime Video, em conjunto com as produtoras BTF, Dhana Media e Raze, prepara a próxima série original da marca Maradona: Sueño Bendito, que vai contar a história da lenda do futebol. A produção foi realizada em quatro países e retrata a trajetória do ex-jogador argentino em diferentes momentos, da juventude à vida adulta, relatando as conquistas e desafios durante a trajetória.

A mão de Deus a minha verdade (autobiografia)

Autobiografia de Diego Maradona
Autobiografia de Diego Maradona (foto: A mão de Deus a minha verdade/Divulgação)

 

Yo soy El Diego de la gente (autobiografía)

Autobiografia de Diego Maradona
Autobiografia de Diego Maradona (foto: Yo soy El Diego de la gente/Divulgação)

Música

Maradona também inspirou dezenas de cantores argentinos com sua trajetória. La Mano de Dios de El Potro Rodrigo, Maradona de Andrés Calamaro, Para Siempre Diego da banda Los Ratones Paranoicos, Francotirador da banda Ataque 77 e Maradona Blues de Charly García, foram alguns dos destaques.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Diego Maradona
    Diego Maradona Foto: Reprodução/Instagram
  • Poster da série Maradona: Sueño Bendito
    Poster da série Maradona: Sueño Bendito Foto: Amazon/Divulgação
  • Autobiografia de Diego Maradona
    Autobiografia de Diego Maradona Foto: A mão de Deus a minha verdade/Divulgação
  • Autobiografia de Diego Maradona
    Autobiografia de Diego Maradona Foto: Yo soy El Diego de la gente/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação