Música

Sonofabit faz crítica ao consumismo em novo single 'Black friday'

Projeto paralelo de Fred 04, vocalista do Mundo Livre S/A, Sonofabit critica o consumo exacerbado em lançamento

Pedro Ibarra*
postado em 27/11/2020 10:00
 (crédito: Priscilla Buhr/Lu Ourique/Divulgação)
(crédito: Priscilla Buhr/Lu Ourique/Divulgação)

A sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, comemorado na última quinta-feira (26/11) nos Estados Unidos, ficou conhecida como Black friday, um dia de grandes promoções em lojas. Como uma crítica a todo este consumo demasiado da sociedade, o duo Sonofabit, projeto paralelo do vocalista do Mundo Livre S/A Fred 04, lança o single Black friday.

“Essa letra eu venho construindo desde a black friday do ano passado. Foi quando eu fiquei impressionando com a intensidade da campanha para que as pessoas comprassem, é um impulso de consumo histérico”, afirma o vocalista do Mundo Livre S/A em entrevista ao Correio.

A música usa de termos comerciais para fazer alusão ao fato, como “o amor próprio está em promoção”, “meu ideal liquidei no cheque” e “minha ambição parcelei em 100 vezes”. “Eu trago alguns termos muito inerentes à linguagem do comércio para algo existencialista”, explica Fred 04. “Eu queria contrapor essa euforia do consumo com um tom melancólico”, acrescenta.

Outro ponto que 04 levanta é sobre todo o incentivo ao consumo em meio à pandemia, uma contradição cobrar que as pessoas comprem em uma situação de instabilidade econômica. “Por que as pessoas precisam comprar um celular hoje, se não sabem se vão ter emprego amanhã? Como vai estar a economia do país quando você estiver pagando a sexta prestação da sua geladeira?”, questiona o artista. “É você ser cúmplice de um genocídio coletivo, algo irresponsável”, opina o cantor.

Ele espera que a música atinja as pessoas de forma a fazê-las pensarem em como essa situação de consumo pode ser nociva, inspirando alguma mudança. “É pegar um momento de loucura, alucinação e histeria de um sistema de consumismo irresponsável e inconsequente e usar isso para dar visibilidade a uma outra narrativa, proporcionando algo que pode trazer reflexões positivas em um momento difícil como esse”, pontua Fred.

Projeto Sonofabit

O projeto Sonofabit é voltado justamente para essas experimentações de Fred 04 acompanhado do multi-instrumentista Pedro Diniz. Os dois misturam a estética do folk com texturas da música eletrônica em um formato minimalista para passarem mensagens de uma forma suave, mas impactante. “É uma plataforma que eu imagino que vai dar vazão a esse meu lado mais experimental”, pontua o vocalista e violonista do duo. “Provocar da mesma forma como sempre provoquei, mas em um formato e textura em que o meu público não está acostumado”, completa.

Agora o duo trabalha em mais um single, que, de acordo com Fred 04, já está engatilhado. “Dependendo da repercussão de Black friday podemos até antecipar o lançamento para dezembro”, conjectura o músico. Ele também adianta que a médio prazo está pensando em um álbum para o projeto Sonofabit. A curto-prazo, o artista tem projeto da banda. Ele entra em estúdio na próxima segunda (30/11) para gravação do novo álbum do Mundo Livre S/A.

Lyric video de Black friday, nova música do duo Sonofabit


*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação