Cinema

'Trolls 2' chega aos cinemas com mensagem sobre diversidade

Com a pré-estreia marcada para esta quinta-feira (26/11), a animação 'Trolls 2' apresenta questões sociais em linguagem infantil e perpassada de musicalidade

Com a premissa de “o filme mais feliz já feito”, Trolls 2 chega aos cinemas nesta semana. A sequência da animação traz a líder dos trolls, Poppy, que descobre a existência de mundos diferentes, cada um representado por um gênero musical: rock, sertanejo, funk, reggaeton, k-pop, entre outros. No entanto, uma ameaça surge e pode destruir os ritmos. Assim, a herdeira do pop e os amigos embarcam em uma aventura na tentativa de salvar o mundo da música.

Com lições essenciais e temas profundos, o longa-metragem ressalta a beleza e a importância da diversidade, do respeito e da riqueza da diferença, trazendo questões de leituras raciais, étnicas e partidárias, dentro de uma linguagem infantil. Em contrapartida, a obra cai no estereótipo ao retratar o rock como vilão na trama.

"Acho que a mensagem pode ser amplificada para muita coisa e a gente precisa dela nesse momento. A mensagem da escuta, principalmente falando da Poppy, minha personagem. Ela precisava escutar um pouco mais e enxergar um pouco além do que ela estava enxergando", conta Jullie, a cantora, atriz e dubladora por trás da troll protagonista, que, na versão em inglês, é interpretada por Anna Kendrick.

Hugo Bonemer volta dublando Tronco, que, na versão original, tem a voz de Justin Timberlake. O ator pontua que o filme traz a percepção de que as pessoas acham que estão fazendo tudo certo, mas sem querer estão sendo vilãs. "Em um momento em que a gente fala de dívida histórica, privilégios, diferenças é válido ressaltar o Cooper, por exemplo, era um estranho na vila do pop. Já na do funk, ele é um príncipe, um herdeiro e traz uma referência muito forte de Wakanda", comenta Bonemer.

A produção é marcada por uma série de canções conhecidas que embalam a trilha sonora: Just wanna have fun, Wannabe, Just sing e Gangnam style. Além de Jullie (Poppy) e Hugo Bonemer (Tronco), dão vozes aos personagens Simone, da dupla com Simaria (Delta D) e Hugo Gloss (Guy Diamante).

 

DreamWorks Animation LLC/ Divulgação - (third from left) Delta Dawn (Kelly Clarkson) in DreamWorks Animation’s Trolls World Tour, directed by Walt Dohrn.

 

É a primeira vez que a sertaneja encara um trabalho no cinema. "Não tive nenhuma preparação, mas durante a gravação, tive dois diretores maravilhosos que me ajudaram em tudo. Tanto na dublagem como no musical. Confesso que foi um pouco difícil, mas no final deu tudo certo, e espero que a galera curta muito o resultado. Amei dar voz à personagem, ver o resultado do trabalho e, com certeza, toparia dublar outras vezes", declara Simone Mendes.

Confira aqui as sessões nos cinemas do Distrito Federal. 

Assista ao trailer de Trolls 2

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel