Teatro

Teatro a distância é tema da Oficina de Criação Teatral por Telepresença

Aula é ministrada nesta quarta-feira (4/12) de modo virtual e faz parte do projeto 'Roque Severino'

Correio Braziliense
postado em 04/12/2020 13:49
 (crédito: Iogan Montefusco/Divulgação)
(crédito: Iogan Montefusco/Divulgação)

O projeto Roque Severino, parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a plataforma Me Ver (de Brasília), realizará nesta sexta-feira (4/12), via Google Meet, a Oficina de Criação Teatral por Telepresença, com técnicas, conhecimentos teóricos e experiência sobre teatro produzido e encenado a distância. A aula será realizada a partir das 18h30, no horário de Manaus, e 19h30, no horário de Brasília, e terá duração de três horas. Qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site, onde também há informações sobre outras atividades do projeto.

A oficina faz parte de uma iniciativa contemplada pelo edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, e engloba, além de oficinas e outras atividades, a montagem do espetáculo Roque Severino: Todo dia morre gente que nem vivia, adaptação dos textos Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, e Berço do Herói, de Dias Gomes. Este último serviu de base, depois, para a novela Roque Santeiro, do mesmo autor. O projeto é liderado pelos professores Amanda Ayres, da UEA, e Guilherme Carvalho, da UnB.

Guilherme, diretor de Roque Severino, é diretor, ator, bonequeiro e palhaço. Especialista em criação cênica pela internet, é idealizador do portal Me Ver, que compila espetáculos transmitidos por diversas plataformas da internet, pesquisas feitas pela UnB e livros didáticos sobre o assunto. Ele trabalha há mais de 10 anos com esse tipo de formato e pesquisa sobre a área.

Amanda Ayres, coordenadora do projeto, é atriz, teatróloga e parceira de longa data de Guilherme em pesquisas, criações ou no portal. Juntos, em 2011, apresentaram o espetáculo O banquete, como resultado da disciplina Teatro e tecnologia, ofertada por eles no curso de Teatro a distância da UnB, em diálogo com o curso de extensão Processo criativo e atuação em telepresença.

Os dois ministram a oficina desta sexta-feira ao lado dos atores Mariana Libório, Davi Lopes e Ítalo Almeida. Os objetivos da aula são expor as possibilidades de plataformas de transmissão ao vivo e as características delas, investigar possibilidades artísticas no contexto da web e pesquisar as relações técnicas e estéticas da transmissão de teatro para as telas de telefones, tablets e computadores, assim como o trabalho do ator telepresente.

SERVIÇO

Oficina de Criação Teatral por Telepresença
Sexta-feira (4/12), às 19h30 (horário de Brasília). Inscrições grauitas pelo site do Me Ver. Via Google Meet. Com duração de três horas. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Oficina de criação teatral por telepresença
    Oficina de criação teatral por telepresença Foto: Iogan Montefusco/Divulgação
  • Oficina de criação teatral por telepresença
    Oficina de criação teatral por telepresença Foto: Iogan Montefusco/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação