CCXP Worlds

'Hermanoteu - O filme', da cia Os Melhores do Mundo, expande o universo da peça

'Quem viu a peça vai ver outra coisa no cinema, apesar de reconhecer os personagens', define Jovane Nunes, um dos integrantes da companhia brasiliense, durante painel na CCXP Worlds

Adriana Izel
postado em 06/12/2020 18:00 / atualizado em 06/12/2020 18:33
 (crédito: CCXP Worlds/Reprodução)
(crédito: CCXP Worlds/Reprodução)

A montagem Hermanoteu na Terra de Godah é o grande sucesso da companhia brasiliense Os Melhores do Mundo. Depois de 25 anos da criação e do espetáculo rodar os palcos do Brasil, a peça ganha uma adaptação para as telonas com Hermanoteu -- O filme. A obra tem direção de Homero Olivetto (Reza a lenda e Bruna Surfistinha) e é protagonizada pelos seis amigos do grupo: Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues.

Durante participação em painel na CCXP Worlds neste domingo (6/12), Welder explicou que o grupo sentiu a necessidade de transformar a produção teatral em filme inspirados por outros artistas que haviam feito o mesmo. "Vários colegas fizeram adaptação de teatro para o cinema. Como era um sucesso nacional, a gente queria fazer o filme", revela. Entre exemplos de obras que foram dos palcos para o formato cinematográfico estão Minha mãe é uma peça (Paulo Gustavo), Os homens são de Marte... E é pra lá que eu vou (Mônica Martelli) e De perto ela não é normal (Suzana Pires).

Apesar de o roteiro ter como base a peça, a produção irá expandir o universo da história. "Quem viu a peça vai ver outra coisa no cinema, apesar de reconhecer os personagens", explica Jovane Nunes. O ator também diz que o objetivo do filme é responder uma grande pergunta: "por que Hermanoteu não aparece na Bíblia?". Na narrativa, a descoberta do Cardeal Gerônimo de um grande segredo mantido pela Igreja Católica que envolve os apóstolos de Cristo e o personagem-título, que participou de momentos históricos e cruciais sempre se metendo em enrascadas.

Elenco de Hermanoteu - O filme em painel na CCXP Worlds
Elenco de Hermanoteu - O filme em painel na CCXP Worlds (foto: CCXP Worlds/Reprodução)

"Era um desafio transpor o espetáculo na tela. Mas para quem é fã é um filme muito impactante", adianta Adriano Siri. "Ficou muito engraçado e muito bonito, houve um cuidado estético de ser um filme realista", acrescenta Victor Leal. Até por isso, a obra se utiliza de efeitos especiais em poucos momentos. A produção teve filmagem no Deserto do Atacama, região norte do Chile até a fronteira do Peru.

Além dos integrantes da cia de teatro, o longa-metragem conta com três participações especiais: Milton Gonçalves, Jonas Bloch e Marcos Caruso. "Os três vêm formando um time da história que também se passa no tempo atual. Ficamos muitos felizes com a participação dos três", comenta Adriana Nunes.

Ainda, no painel, o público pôde assistir a uma cena inédita do filme. Por causa da pandemia de covid-19, Hermanoteu -- O filme ainda não tem data oficial de lançamento, mas está previsto para 2021.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação