CCXP Worlds

'Hermanoteu - O filme', da cia Os Melhores do Mundo, expande o universo da peça

'Quem viu a peça vai ver outra coisa no cinema, apesar de reconhecer os personagens', define Jovane Nunes, um dos integrantes da companhia brasiliense, durante painel na CCXP Worlds

A montagem Hermanoteu na Terra de Godah é o grande sucesso da companhia brasiliense Os Melhores do Mundo. Depois de 25 anos da criação e do espetáculo rodar os palcos do Brasil, a peça ganha uma adaptação para as telonas com Hermanoteu -- O filme. A obra tem direção de Homero Olivetto (Reza a lenda e Bruna Surfistinha) e é protagonizada pelos seis amigos do grupo: Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues.

Durante participação em painel na CCXP Worlds neste domingo (6/12), Welder explicou que o grupo sentiu a necessidade de transformar a produção teatral em filme inspirados por outros artistas que haviam feito o mesmo. "Vários colegas fizeram adaptação de teatro para o cinema. Como era um sucesso nacional, a gente queria fazer o filme", revela. Entre exemplos de obras que foram dos palcos para o formato cinematográfico estão Minha mãe é uma peça (Paulo Gustavo), Os homens são de Marte... E é pra lá que eu vou (Mônica Martelli) e De perto ela não é normal (Suzana Pires).

Apesar de o roteiro ter como base a peça, a produção irá expandir o universo da história. "Quem viu a peça vai ver outra coisa no cinema, apesar de reconhecer os personagens", explica Jovane Nunes. O ator também diz que o objetivo do filme é responder uma grande pergunta: "por que Hermanoteu não aparece na Bíblia?". Na narrativa, a descoberta do Cardeal Gerônimo de um grande segredo mantido pela Igreja Católica que envolve os apóstolos de Cristo e o personagem-título, que participou de momentos históricos e cruciais sempre se metendo em enrascadas.

CCXP Worlds/Reprodução - Elenco de Hermanoteu - O filme em painel na CCXP Worlds

"Era um desafio transpor o espetáculo na tela. Mas para quem é fã é um filme muito impactante", adianta Adriano Siri. "Ficou muito engraçado e muito bonito, houve um cuidado estético de ser um filme realista", acrescenta Victor Leal. Até por isso, a obra se utiliza de efeitos especiais em poucos momentos. A produção teve filmagem no Deserto do Atacama, região norte do Chile até a fronteira do Peru.

Além dos integrantes da cia de teatro, o longa-metragem conta com três participações especiais: Milton Gonçalves, Jonas Bloch e Marcos Caruso. "Os três vêm formando um time da história que também se passa no tempo atual. Ficamos muitos felizes com a participação dos três", comenta Adriana Nunes.

Ainda, no painel, o público pôde assistir a uma cena inédita do filme. Por causa da pandemia de covid-19, Hermanoteu -- O filme ainda não tem data oficial de lançamento, mas está previsto para 2021.