BRAZUCA

Bela história do pequeno Joseph, na animação Umbrella, deve correr o mundo este ano

Filme que levou quase 10 anos para ser feito, Umbrella se tornou um forte candidato ao Oscar e pode se tornar o primeiro curta em animação brasileiro da história a concorrer ao prêmio

Pedro Ibarra*
postado em 11/01/2021 06:00 / atualizado em 11/01/2021 11:16
 (crédito: Stratostorm/Divulgação)
(crédito: Stratostorm/Divulgação)

Baseado em uma história real, Umbrella, curta-metragem em animação criado, escrito e dirigido por Helena Hilario e Mario Pece, está qualificado para disputar uma vaga no Oscar de 2021 e se tornar a primeira produção brasileira a conseguir uma indicação na categoria que tenta entrar. O filme é um trabalho de quase 10 anos do casal, que antes trabalhava com pós-produção e composição em cinema, mas agora investe em animação.

“É o projeto da minha vida, é o projeto do Oscar”, brincava Helena, entre amigos, quando mencionava o que pretendia fazer depois da finalização de Umbrella. “Uma coisa é brincar que queria entrar no Oscar, outra é ler nas notícias que Umbrella pode ser o primeiro curta em animação nacional a chegar a premiação”, afirma a diretora, sobre até onde este projeto chegou.

Tudo começou quando Helena recebeu uma ligação da irmã, em 2011. A parente trouxe uma história de que tinha visitado um orfanato e abrigo em Palmas, no Paraná, para entregar presentes de Natal às crianças. No entanto, um menino não quis nenhum dos brinquedos. Quando perguntado o que ele queria, ele falou que adoraria um guarda-chuva. O motivo era que as últimas memórias que esta criança tinha do pai eram de um dia chuvoso e, na cabeça dele, ele precisaria de um guarda-chuva para reencontrar a família.

Desta triste história foi criada a delicada narrativa do menino Joseph. “Uma criança que mora em um orfanato e sonha em ter um guarda-chuva amarelo, até que encontra uma menininha que veio doar brinquedos, e ela faz com que ele relembre todas as histórias que viveu no passado”, explica a idealizadora.

“Foi uma história que tocou a gente de uma forma tão pessoal, porque a gente conseguiu ver a inocência de uma criança, a única memória afetiva que ele tinha naquela idade era a lembrança de um guarda-chuva”, conta a diretora, emocionada. Foi desse sentimento de empatia e da esperança desta criança que Helena e Mario decidiram escrever o curta. “Naquela situação um gesto generoso da minha irmã se tornou em uma coisa que transformou as nossas vidas”, completa.

A mudança foi realmente geral, ainda em 2011 eles escreveram o roteiro e começaram a se inteirar de como poderiam executar a história nas telas. Após estudo e experiência, a dupla, que na época morava nos Estados Unidos, voltou para o Brasil, em 2014, e abriu a Stratostorm, estúdio especializado em animação e criação de conteúdo. Todo este movimento foi feito para viabilizar o Umbrella, que viria a ser o primeiro filme assinado pelos dois. Ao todo foram 20 meses de produção contando da ideia em 2011 ao produto final em 2019.


No entanto, agora, todo esforço gerou frutos e as expectativas de serem indicados ao Oscar começam a crescer. “Dá aquele friozinho na barriga, mas nossas expectativas estão boas. A gente quer frisar que o Umbrella pode ser, sim, o primeiro curta-metragem de animação brasileiro a ser indicado ao Oscar na história. Fico até arrepiada em falar”, comenta Helena que aguarda ansiosamente o 9 de fevereiro, quando será divulgada a pré-lista de indicados ao Oscar. “Daqui até fevereiro é a gente indo na raça, fazendo com que as pessoas prestem atenção no filme, assistam, compartilhem e levem a voz do Brasil para todos os cantos”, acrescenta.

Onde Assistir?

Umbrella está disponível até o dia 21 de janeiro para ser assistido
de forma gratuita no canal do YouTube da Stratostorm.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A bela história do pequeno Joseph, em Umbrella, deve correr 
o mundo este ano
    A bela história do pequeno Joseph, em Umbrella, deve correr o mundo este ano Foto: Stratostorm/Divulgação
  • Onde Assistir?
Umbrella está disponível até o dia
21 de janeiro para ser assistido 
de forma gratuita no canal do 
YouTube da Stratostorm.
    Onde Assistir? Umbrella está disponível até o dia 21 de janeiro para ser assistido de forma gratuita no canal do YouTube da Stratostorm. Foto: Stratostorm/Divulgação

Os desafios da animação

 (crédito: Stratostorm/Divulgação)
crédito: Stratostorm/Divulgação

“Fazer uma animação bem-feita requer muito tempo de trabalho e muitas pessoas”, avalia Helena Hilario. “A escolha por este gênero foi pensada desde o princípio do roteiro por conta da emoção que queriam passar para os personagens. “Desde o início, decidimos que não teriam diálogos. Seria um curta-metragem só com música. Então havia um conjunto muito grande de coisas que teriam que dar certo e sair muito bem-feitas para que, de fato, o filme se tornasse o que é”, lembra a criadora da história.

São personagens em 3D, com olhos grandes e emoções muito bem definidas e que tiveram como base familiares de Helena. “O Joseph é inspirado visualmente no meu sobrinho, a mãe é minha irmã, a senhora do orfanato parece a minha mãe. Cada pedacinho do projeto se relaciona comigo”, pontua a cofundadora da Stratostorm. O curta mistura texturas e faz uma animação cuidadosa de personagens. O projeto passou pela mão de profissionais que trabalharam em grandes produções, como The Mandalorian, O rei leão, Moana, além de outras animações da Pixar e filmes da Marvel.

Por fim, eles precisavam de uma música que desse toda emoção que precisavam. Convidaram então Gabriel Dib, compositor de trilha sonora que trabalhou em séries como Castle e Criminal Minds, que fez toda a música do curta. “Ele fez uma trilha maravilhosa, com referências de coisas que a gente gostava, mas uma música original e muito bonita que eleva a emoção do espectador nos momentos certos do filme, nos momentos que queríamos que as pessoas se emocionassem e que imaginávamos que são os ápices do Umbrella”, analisa a diretora. “E depois da composição, nós tivemos a felicidade de gravar com orquestra em uma sessão de quatro ou cinco horas em que eu chorei do início ao fim. Foi realmente um sonho”, relembra.

Com o curta pronto e rodando festivais pelo mundo o sentimento de Helena Hilario é de orgulho de que esta história pode alcançar o coração de outras pessoas. “As poucas vezes, antes da pandemia, que nós tivemos oportunidades de mostrar o Umbrella, o mais legal era ver que o curta não era só emocionante para mim, que ele fala com todas as idades, todas as nacionalidades. Esse foi o maior reconhecimento até agora”, comemora a criadora.

*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação