Artes visuais

Galeria na Asa Norte inicia projeto com outros espaços da cidade

O deCurators, na Asa Norte, convidou três espaços culturais da cidade para ocupar a vitrine principal da galeria no projeto 'obrazilnãoconheceobrasil'

Roberta Pinheiro
postado em 15/01/2021 18:16 / atualizado em 15/01/2021 18:31

Ocupação da vitrine do deCurators. Projeto 'obrazilnãoconheceobrasil'
Ocupação da vitrine do deCurators. Projeto 'obrazilnãoconheceobrasil' (foto: Mateus Lucena/Divulgação)

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, começa, nesta sexta-feira (15/1), o projeto obrazilnãoconheceobrasil. A iniciativa consiste na ocupação artística da vitrine do espaço cultural deCurators, localizado na Asa Norte.

Para realizar a instalação, foram convidados três outros espaços culturais da cidade que estiveram fechados para o público no ano passado em razão da pandemia do novo coronavírus. São eles a galeria Risofloras, localizada em Ceilândia; o Pé Vermelho Espaço Contemporâneo, de Planaltina; e A Pilastra casa de cultura, do Guará.

"Tudo partiu de uma provocação bem pontual da Gisel Carriconde, fundadora do deCurators. Primeiro, uma vontade de explorar o espaço físico da galeria e explorar a vitrine, já que as pessoas podem acompanhar a instalação 24 horas por dia, os setes dias da semana", detalha Mariana Destro, cogestora do espaço. Além disso, tendo em vista que os espaços culturais da cidade ficaram fechados no decorrer de 2020, Gisel decidiu aproveitar o recurso da Lei Aldir Blanc para iniciar um projeto colaborativo com outras galerias.

A Pé Vermelho é a primeira galeria a ocupar a vitrine do deCurators com a instalação Ninhos, da artista Severina Gonçalves. Aos 81 anos, ela desenvolve trabalhos a partir de materiais descartáveis aplicados à construção de bichos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por deCurators (@decurators)


Apesar de levar no nome uma homenagem a Aldir Blanc, a iniciativa permitiu que cada espaço fizesse a própria curadoria de obras. Depois de Severina Gonçalves, a Risofloras ocupa a vitrine, e o projeto encerra com o trabalho da artista plástica Xibi Rodrigues pela A Pilastra casa de cultura.  

Serviço:

Projeto obrazilnãoconheceobrasil
Ocupação da vitrine do espaço deCurators, na 412 Norte, bloco C, loja 12. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação