Música

MC Fioti lança o remix de 'Bum bum tam tam', a faixa 'Vacina Butantan'

O funkeiro fez uma versão da música de 2017 em homenagem aos esforços do Instituto Butantan pela vacina contra o novo coronavírus. O remix foi divulgado neste sábado (23/1) acompanhado de um clipe

Adriana Izel
postado em 23/01/2021 14:17 / atualizado em 23/01/2021 14:18
MC Fioti no clipe de Remix Vacina Butantan -  (crédito: Matheus Suburbano/Divulgação)
MC Fioti no clipe de Remix Vacina Butantan - (crédito: Matheus Suburbano/Divulgação)

O cantor MC Fioti viu a música Bum bum tam tam, de 2017, voltar a viralizar entre 2020 e 2021 nas redes sociais se tornando no hino da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A brincadeira surgiu por causa da semelhança da expressão da faixa com o nome da organização. Como forma de homenagear o instituto e incentivar a vacinação dos brasileiros, o funkeiro decidiu criar uma nova versão em formato remix, lançado neste sábado (23/1).

Sob o título de Vacina Butantan, a música ganhou uma nova letra, em que Fioti canta "é a vacina envolvente que mexe com a mente de quem tá presente/ é a vacina saliente, que vai curar "nois" do vírus e salvar muita gente". No refrão, a expressão "bum bum tam tam" foi substituída pelo nome do instituto: "vai, vai no Bubutantan, vai no Bubutantan".

O clipe, que tem direção de Kaique Alves e produção musical do próprio Fioti, coloca o funkeiro fazendo um pedido a um gênio: a cura ao coronavírus. O desejo é realizado e o artista amanhece nas escadas do Instituto Butantan, na capital paulista. O vídeo contou com participação de funcionários da instituição, todos dançando funk e felizes com a vacina que tem eficácia de 50,38%.

"Será de uma maneira diferente que o recado será dado, porque o funk é muito importante para nossa comunidade e muda muito a vida de jovens na periferia. Essa junção da ciência com o funk vai fazer a molecada se conscientizar e tomar a vacina. Isso vai ser muito importante e vai ter um impacto grande”, comenta Fioti em material de divulgação sobre a importância da música no incentivo à vacinação, que pode ajudar no controle da doença no Brasil.

Bum bum tam tam

A música foi lançada em 2017, ano em que se virou um dos hits. O videoclipe da canção, maior sucesso da carreira de Fioti, atingiu mais um bilhão de visualizações no canal de KondZilla no YouTube, número que a tornou, em 2018, no vídeo de música brasileira mais assistido no YouTube. No mesmo ano do lançamento, a música ganhou um remix com participação do cantor de reggaeton J. Balvin.

Neste ano, a música registou 284% de aumento no consumo no Spotify, uma das mais famosas plataformas de streaming de música. Só no estado de São Paulo, a alta foi de 265%. Os dados são do serviço.

O sucesso de Bum bum tam tam também tem estimulado paródias na internet, como o vídeo produzido pelas gaúchas Martina Fröhlich e Amanda Gabana intitulado Bu Tan Tan.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação