Cinema

Conheça a trajetória de Omar Sy, o protagonista da série 'Lupin'

Sem especialização na área, Omar Sy iniciou no cinema em 2000 e, hoje, é a estrela da série 'Lupin', da Netflix

Correio Braziliense
postado em 27/01/2021 11:52 / atualizado em 27/01/2021 11:53
 (crédito: Netflix/ reprodução)
(crédito: Netflix/ reprodução)

Omar Sy tem chamado a atenção dos telespectadores devido ao protagonismo em Lupin, produção lançada em 8 de janeiro pela Netflix. Em menos de um mês, a série foi vista por mais de 70 milhões de espectadores no mundo inteiro e é uma das mais assistidas no momento no Brasil. O enredo, inspirado no famoso personagem de Maurice Leblanc, gira em torno de um ladrão de casaca chamado Arsène Lupin.

Filho de pai senegalês e de mãe mauritana, Omar Sy nasceu em 20 de janeiro de 1978, em Trappes, cidade no interior da França. Ele é o quarto de oito irmãos. Após se formar na escola, o jovem decidiu se dedicar a carreira de comediante, que lhe proporcionou oportunidades no rádio e na tevê.

Apesar da maestria na atuação, o ator e comediante francês não tem especialização profissional na área. O cinema entrou no caminho de Omar Sy por uma grata coincidência. O comediante tinha um programa de tevê e foi convidado pelos diretores Éric Toledano e Olivier Nakache para estrelar um curta-metragem em 2000, La tour Montparnasse infernale.

“Foi fácil para eu atuar porque é fácil para um ator representar a realidade. Nunca fiz uma escola de teatro, então é apenas uma escola de vida”, definiu o ator, em entrevista à revista Collider, em 2013.

É inegável o sucesso da performance do ator, que ganhou luz após o sucesso do filme Intocáveis (2011). O longa definiu a carreira de Omar, que conquistou prêmios na categoria de melhor ator no Festival de Cinema de Tóquio, no Prix Lumière, no Globes de Cristal e no César — o primeiro ator negro a ganhar o prêmio. Além de vencer também na categoria ator revelação no Étoiles d’or du Cinéma Français.

Desde então, ele ascendeu em Hollywood e reformulou o modo de viver. Saiu de Paris e mudou-se para Los Angeles, teve que aprender inglês e ganhou notoriedade por parte dos estúdios e do público. Nos Estados Unidos, atuou em X-Men , Jurassic world e Inferno.

Conheça os trabalhos de Omar Sy:

Lupin
Inspirado pelas aventuras de Arsène Lupin, o ladrão gentil Assane Diop quer se vingar de uma família rica por uma injustiça cometida contra o pai. Disponível na Netflix.

Intocáveis
Um milionário tetraplégico contrata um homem da periferia para ser o acompanhante dele, apesar da aparente falta de preparo do jovem. No entanto, a relação, que antes era profissional, cresce e vira uma amizade que mudará a vida dos dois. Disponível no Telecine.

Samba
Samba é um imigrante que vive há dez anos na França. Alice é uma executiva que tem sofrido com estresse. Enquanto ele tenta conseguir arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a vida nos trilhos. Disponível no Telecine.

Jurassic world: O mundo dos dinossauros
O Parque dos Dinossauros está aberto para visitação, e o público tem a chance de ver de perto as mais diversas espécies. Porém, um desses animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para todos. Disponível no Telecine.

X-Men: Dias de um futuro esquecido
Convencido de que os mutantes são uma ameaça para a humanidade, o Dr. Bolivar Trask desenvolve os Sentinelas, gigantescos robôs, que os perseguem impiedosamente. Os poucos sobreviventes têm que viver escondidos. Entre eles está Wolverine, que viaja no tempo, rumo aos anos 1970, a fim de impedir que este futuro trágico para os mutantes se torne realidade. Disponível no Disney+.

Uma família de dois
Samuel nunca foi de ter muitas responsabilidades. Levando uma vida tranquila ao lado das pessoas que ama no litoral sul da França, ele vê tudo mudar com a chegada inesperada de uma bebê de poucos meses chamada Glória, filha dele. Incapaz de cuidar da criança, ele corre para Londres a fim de encontrar a mãe biológica, mas sem sucesso, decide criá-la sozinho. Oito anos depois, com Samuel e Glória já inseparáveis, a mãe retorna para recuperar a menina. Disponível no Telecine.

Chocolate
Conheça a história do palhaço Chocolate, o primeiro artista de circo negro na França, que fez grande sucesso no final do século 19. Ele foi o primeiro a fazer publicidade, um ex-escravo que alcançou o sucesso. Disponível no Telecine.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação