Streaming

Filme sobre a crise do Theatro Municipal do RJ estreia no streaming

'Ressaca', de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, retrata o lado humano da crise de 2017 e estreia nesta quinta-feira nas plataformas de streaming NetNow, Oi Play e Vivo Play

Roberta Pinheiro
postado em 28/01/2021 07:00
Cena do documentário Ressaca -  (crédito: Primeiro Plano/Divulgação)
Cena do documentário Ressaca - (crédito: Primeiro Plano/Divulgação)

“Uma metáfora em preto e branco que aborda a defesa da cultura e da arte em nossa sociedade e que conta a queda de um país por meio do declínio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro”, define o diretor francês Vincent Rimbaux sobre o documentário Ressaca. Dirigido por ele e por Patrizia Landi, o trabalho estreia nesta quinta-feira (28/1) nas plataformas de streaming NetNow, Oi Play e Vivo Play.

O filme é uma coprodução entre Brasil (Cafeína Produções) e França (France Télévisions / Babel Doc) e recentemente conquistou o Emmy Internacional 2020 na categoria Arts Programming. O longa acompanha o corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro quando os salários são suspensos e registra a espera, marcada pelos dias que se alongam sem boas notícias, e a resistência.

Cartaz documentário 'Ressaca'
Cartaz documentário 'Ressaca' (foto: Primeiro Plano/Divulgação)

“Queria fazer algo sobre a crise que chegou logo depois dos grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Morando aqui há quase 20 anos, vi essa crise chegar e achei muito forte”, relembra o diretor. Rimbaux chegou a iniciar outros caminhos de produção ao filmar policiais e vendedores ambulantes, por exemplo. Contudo, a notícia de que o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro havia recorrido a uma nova atividade como motorista de aplicativo para quitar as dívidas e garantir o sustento da família mudou os olhares do diretor. “Achei uma coisa louca. Como um artista do calibre dele, de uma instituição tão bonita tinha que fazer isso”, comenta.

A história do bailarino Felipe Moreira fez, então, com que a equipe do documentário tratasse da crise econômica carioca de 2017 por meio do Theatro Municipal e por meio do ângulo da arte e da cultura. A produção acompanhou o dia a dia, a luta e a resistência de bailarinos e também funcionários da instituição e deu a temática um olhar humano e sensível. “Ficamos dentro do Municipal, acompanhamos artistas, especialmente bailarinos, o cotidiano deles, e vimos um pouco o outro lado. Normalmente, os bailarinos buscam sempre estar perfeitos, toda a arte é a procura da perfeição, mas, no filme, atravessamos um pouco essa camada para ver mais as fragilidades, o lado humano”, descreve o diretor.

Apesar da difícil realidade mostrada na tela, que em muito se assemelha à situação vivida pelo setor cultural atualmente, Rimbaux acredita que o documentário traz esperança. “Primeiramente, acho que a luta e a resistência dessas pessoas são admiráveis. É difícil não admirar essa atitude. Essas pessoas nunca baixaram os braços, mesmo nos momentos mais difíceis”, afirma.

Festivais

O olhar humano e sensível é o que tem encantado estrangeiros e brasileiros por onde o documentário percorre. Além da conquista do Emmy, Ressaca esteve em importantes festivais internacionais e foi vencedor de Melhor Documentário e Melhor Direção de Documentário no Festival do Rio 2019 e conquistou o prêmio de Melhor Som no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. “A recepção sempre foi muito boa. As pessoas não acreditam quando veem. Por mais que as notícias fossem conhecidas, era difícil associar com as histórias dos profissionais. As pessoas que assistiram foram tocadas em todo mundo, afinal, somos todos pessoas, humanos”, pontua o diretor.

Na época da gravação, em 2017, a equipe não fazia ideia da chegada do novo coronavírus e muito menos do impacto da pandemia no setor cultural. Tampouco conhecia os rumos políticos tomados pelo Brasil que desembocariam em uma nova crise. “Já tinha as premissas do que aconteceria politicamente, mas não sabíamos que seria tão duro. Nunca teríamos imaginado que iria afetar ainda mais todo esse setor e não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Então, o documentário tem algo atual”, comenta o francês.

Nesta quinta-feira (27), Ressaca desembarca nas plataformas de streaming e fica disponível para o público brasileiro. “Esse filme foi feito para ser visto. É muito difícil o que está acontecendo de uma maneira geral com o setor da cultura. Claro que estamos vivendo um outro tipo de crise, mas a cultura e a arte são coisas necessárias, que precisamos, se não as temos, não vale a pena. São essenciais para a vida”.

  • Cartaz documentário 'Ressaca'
    Cartaz documentário Ressaca Primeiro Plano/Divulgação
  • Cena do documentário 'Ressaca'
    Cena do documentário Ressaca Primeiro Plano/Divulgação
  • Cena do documentário 'Ressaca'
    Cena do documentário Ressaca Primeiro Plano/Divulgação
  • Cena do documentário 'Ressaca'
    Cena do documentário Ressaca Primeiro Plano/Divulgação
  • Cena do documentário 'Ressaca'
    Cena do documentário Ressaca Primeiro Plano/Divulgação

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação