Arquitetura

Maquetes de obras inéditas de Niemeyer são restauradas para mostra permanente

Ainda sem data de exposição definida, as peças são uma colaboração entre o arquiteto de Brasília e o maquetista carioca Gilberto Antunes e poderão ser visitas no Espaço Oscar Niemeyer

Correio Braziliense
postado em 27/01/2021 21:21 / atualizado em 27/01/2021 21:22
 (crédito: Wanderlei Pozzebom/CB/D.A Press - 19/3/03)
(crédito: Wanderlei Pozzebom/CB/D.A Press - 19/3/03)

Duas maquetes de obras de Oscar Niemeyer estão sendo restauradas para compor uma exibição permanente sobre o trabalho do arquiteto, no Espaço Oscar Niemeyer, localizado na Praça dos Três Poderes desde 1988. As peças representam obras que nunca saíram do projeto: a Embaixada do Brasil em Havana, Cuba (1987) e o Pavilhão de Exposições de Brasília (1983).

As miniaturas, feitas de papel cartão e acrílico pintados, em escalas de 1/250 (Pavilhão) e 1/200 (Embaixada), são do maquetista Gilberto Antunes, que trabalhou durante 40 anos com Niemeyer. A exposição dessas e outras peças da coleção ainda não tem data definida, mas está em fase de planejamento. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), um dos maiores desafios do trabalho de restauro é recuperar o caráter de documento da obra de Niemeyer, além de reconduzir as peças à originalidade. Isso exige o diálogo permanente da Diretoria de Preservação (Dipres) com Gilberto Antunes, em seu ateliê no Rio de Janeiro (RJ).

Carla Mabel Santos Paula, analista de atividades culturais em conservação e restauro, faz parte da equipe responsável pelos retoques. Ela aponta que, até o momento, as maquetes passaram pelo processo de higienização, no qual foram aplicadas técnicas de limpeza mecânica e de limpeza química das superfícies. Para conclusão das intervenções nas duas maquetes, a equipe da Supac aguarda a aquisição dos materiais necessários.

Maquetes no trabalho de Niemeyer

Em matéria publicada pela Secec-DF, o artista Gilberto Antunes explicou a importância das maquetes nos métodos de criação de Niemeyer. “O processo começava com conversas sobre o conceito arquitetônico e os croquis, mas depois disso eu fazia a maquete uma, duas, três ou mais vezes, até Oscar ficar satisfeito com a materialização da ideia”, conta o maquetista.

O repositório de obras do arquiteto é parte das ações da secretaria, durante o período de pandemia, em comemoração ao sexagenário da capital federal. “Não pudemos comemorar como merecia a data dos 60 anos de Brasília, mas fizemos coisas importantes que reforçam nosso compromisso com o patrimônio material e imaterial da capital e que virão à luz assim que for possível e seguro”, explicou Bartolomeu Rodrigues, na matéria.  Confira as maquetes:

Pavilhão de Exposições em Brasília
Pavilhão de Exposições em Brasília (foto: Gilberto Antunes / Divulgação)

 

Maquete da Embaixada do Brasil em Cuba
Maquete da Embaixada do Brasil em Cuba (foto: Gilberto Antunes/ Divulgação)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Carla Mabel trabalhando na maquete da Embaixada.
    Carla Mabel trabalhando na maquete da Embaixada. Foto: Carla Mabel/ Arquivo Pessoal
  • Pavilhão de Exposições em Brasília
    Pavilhão de Exposições em Brasília Foto: Gilberto Antunes / Divulgação
  • Maquete da Embaixada do Brasil em Cuba
    Maquete da Embaixada do Brasil em Cuba Foto: Gilberto Antunes/ Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação