Carnaval

Setor Carnavalesco Sul vai ganhar documentário para relembrar edições anteriores

Criado em 2018, o Setor Carnavalesco Sul reúne, no centro de Brasília, uma diversidade de blocos e público durante o pré-carnaval, o feriado em si e a ressaca de carnaval.

Roberta Pinheiro
postado em 09/02/2021 14:04 / atualizado em 09/02/2021 14:04
 (crédito: HumbertoAraujo/Divulgação)
(crédito: HumbertoAraujo/Divulgação)

Criado em 2018, o Setor Carnavalesco Sul, folia de carnaval organizada no Setor Comercial Sul, vai ganhar um documentário para matar a saudade dos foliões. A ideia do material é resgatar as lembranças do projeto que reúne, no centro de Brasília, uma diversidade de blocos e público durante o pré-carnaval, o feriado em si e a ressaca de carnaval.

De acordo com Ian Viana, presidente do Instituto No Setor, responsável pela organização da folia, para este ano não é possível realizar uma festa conforme o feriado pede, com a possibilidade de trocas. Por isso, o instituto prepara o documentário que deve ser lançado em um ou dois meses. "E já preparando para o ano que vem. Com a agenda de vacinação e todo esse movimento, tudo indica que vai ter carnaval em 2022".

O documentário resgata o início do Setor Carnavalesco Sul e retrata como a festa vai além de uma celebração. "É como o projeto se conecta com tudo o que vem acontecendo no Setor Comercial Sul. Não é uma festa isolada, da alienação. É uma forma de refletir o que anda acontecendo com a gente enquanto sociedade e com perspectivas sociológicas, políticas e econômicas".

Ocupação

Em 2020, o Setor Comercial Sul se consolidou como principal referência de ocupação urbana por eventos culturais, e pessoas de diferentes idades e gêneros. Idealizado por Caio Dutra, Felipe Velloso e Ian Viana, o Setor Carnavalesco Sul foi implantado em 2018 e, desde então, registra crescimento surpreendente.

Na primeira edição, houve a participação de oito blocos e 10 mil pessoas. Em 2019 triplicou o número de blocos e sextuplicou a presença dos foliões. Ano passado, por sua vez, foram mais de 50 grupos, 5 dias de festa e cerca de 100 mil festeiros.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação