Teatro Nacional

Verba para reforma do Teatro Nacional entra no orçamento do DF

O procedimento, cujo objetivo é atestar a disponibilidade do dinheiro para os procedimentos licitatórios da restauração do teatro, foi publicado nesta quarta-feira (17/3) no Diário Oficial do DF (DODF)

Correio Braziliense
postado em 18/03/2021 12:30 / atualizado em 18/03/2021 12:36
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

O início da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro, fechado desde 2014, parece estar mais próximo. O montante, no valor de R$ 33 milhões do Fundo de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça, autorizado em 2019, foi incluído na Lei Orçamentária do DF em 2021. O procedimento, cujo objetivo é atestar a disponibilidade do dinheiro para os procedimentos licitatórios da restauração, foi publicado nesta quarta-feira (17/3) no Diário Oficial do DF (DODF).

Agora, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) trabalha junto com a Novacap e o Iphan em um projeto de restauro a ser entregue, até junho, à Caixa Econômica Federal, o agente financeiro do processo. Após a aprovação da proposta, haverá a liberação dos 33.314.467 do FDD, seguindo para abertura do processo de licitação.

A publicação desta quarta-feira está de acordo com o previsto pelo Secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, e anunciado em entrevista ao Correio em janeiro. Na ocasião, o gestor informou que a partir de março os entraves encontrados pela atual gestão da pasta começariam a ser resolvidos. "Até porque, se não fizermos isso, a gente perde os prazos e teremos que devolver o dinheiro", disse.

O projeto prevê o restauro da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro, além de intervenções de acessibilidade do local, segurança, acústica, iluminação cênica, mudanças nas poltronas, palco, piso e também melhorias no foyer.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação