Evento

Melina Lima, neta de Lélia Gonzalez, debate sobre a obra da avó

A historiadora participa de evento realizado pela Tenda das Candidatas sobre o livro 'Por um feminismo afrolatinoamericano'

Correio Braziliense
postado em 19/03/2021 12:06 / atualizado em 19/03/2021 12:06
 (crédito: A Tenda das Candidatas /Divulgações)
(crédito: A Tenda das Candidatas /Divulgações)

Em homenagem ao mês da mulher, o projeto Tenda das Candidatas convidou a historiadora Melina Lima, neta de Lélia Gonzalez, para um debate aberto ao vivo no YouTube. A conversa será sobre a obra Por um feminismo afrolatinoamericano, em que Flavia Rios e Márcia Lima reúnem ensaios, artigos e entrevistas de Lélia Gonzalez. O encontro será no canal da A Tenda das Candidatas em 31 de março às 19h.

O debate abre o Circuito Tenda, uma iniciativa de atividades, debates e aulas abertas on-line, e também faz parte de uma agenda chamada Março por Marielle Franco. Participam a advogada, especialista em direito público, mestranda em direitos humanos na UFRJ e co-idealizadora d’A Tenda das Candidatas, Laura Astrolábio, e a graduanda em Saúde Coletiva na UFRJ, articuladora política do Movimento Mulheres Negras Decidem e pesquisadora do Instituto Marielle Franco, Fabiana Pinto.

A escolha por discutir a obra da Lélia Gonzalez se dá pela importância da filósofa e intelectual nas pautas ligadas às relações raciais no Brasil. A estudiosa foi uma das primeiras pessoas a falar sobre o feminismo negro no país. Ela é conhecida também por ter sido uma das cofundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Recentemente, foi iniciado o projeto Lélia Gonzalez Vive para proteger o legado da pesquisadora.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação