Música

Lana Del Rey volta com 'Chemtrails over the country club', álbum mais calmo e folk

Em 'Chemtrails over the country club', a cantora explora uma fase mais calma e folk, mas as temáticas ainda são as mesmas de outras obras mais recentes

Pedro Ibarra*
postado em 19/03/2021 18:15 / atualizado em 19/03/2021 18:15
 (crédito: Universal Music/Divulgação)
(crédito: Universal Music/Divulgação)

Sempre muito esperado pelo público, foi apresentado nesta sexta-feira (19/3) o mais novo álbum da cantora Lana Del Rey. Intitulado Chemtrails over the country club, o disco é o oitavo da artista. Apresentando a mesma voz única, Lana del Rey entrega outro bom trabalho, só que desta vez com menos cara de novidade, com fórmulas e temáticas já trabalhadas na carreira de Del Rey, porém em um formato que ainda não havia sido feito pela musicista até então.

Lana é um fenômeno da música. Estreando em um meio muito alternativo, ela conquistou o grande público do  mainstream sem se curvar às tendências dos gêneros mais pops. A cantora criou a própria forma de fazer música e fazer sucesso. Ela conquistou tudo que tem fugindo do posto de ser mais uma no mercado e buscando ser única. Lana Del Rey conseguiu ter uma legião de fãs fiéis, mas ser ouvida por muito mais do que só eles.

Chemtrails over the country club é uma prova de que Lana Del Rey continua fazendo exatamente o que quer. A cantora lança um álbum calmo, beirando o gênero folk e faz isso com muita qualidade nas composições e letras. Ela explora um lugar menos obscuro do que os de trabalhos do início da carreira, mas ainda fala de forma densa e quase melodramática do amor. Também fala dos Estados Unidos, de uma forma que poucos norte-americanos falam, um patriotismo são, que reconhece erros, mas perdura o amor pelo país.

No entanto, o maior obstáculo do novo álbum foi a própria Lana Del Rey. O disco é o sucessor do que pra muitos foi o trabalho mais complexo, bem executado e recepcionado da cantora, o álbum Norman F*cking Rockwell, de 2019. O antecessor foi sucesso de público e crítica e acabou por levantar as expectativas para grandes novidades no Chemtrails over the country club, que no final das contas não foram entregues.

O álbum é como uma versão mais calma e tranquila do antecessor. Lana Del Rey põe de vez o pé na grama e aceita uma música mais tradicional dos campos norte-americanos. Enquanto ela faz uma viagem ao interior de si própria, falando do amor e dos próprios sentimentos, a cantora também viaja musicalmente ao interior dos Estados Unidos. Norman F*cking Rockwell já havia dado dicas deste outro lado da artista, mas o mais novo disco mergulha de cabeça.

Portanto, Chemtrails over the country club tem um lado próprio e, musicalmente, não é uma repetição ou continuação do penúltimo álbum da cantora. Contudo, é claramente uma representação de uma fase que ela está vivendo desde que compôs o disco lançado em 2019. Os trabalhos não são iguais, mas soam muito próximos. O problema foi muito mais das altas expectativas do que a falta de entrega de um bom disco.

A artista está em uma nova fase, o que é normal, os próprios Beatles tiveram várias fases. Contudo, continua mostrando porque é um dos grandes nomes da música atual com composições bonitas, letras interessantes, e referências variadas. O álbum pode não ter alcançado os mesmos voos que o anterior, mas não deixa de ter o próprio mérito, reconhecimento de bom trabalho e, o mais importante, a cara e a coragem de Lana Del Rey de fazer algo completamente próprio.

Chemtrails over the country club, novo disco de Lana Del Rey


*Estagiário sob a supervisão de Roberta Pinheiro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação