O grupo BaianaSystem lançou, nesta quarta-feira (31/3), o terceiro e último ato do disco OXEAXEEXU, o América do sol, disponível em todas as plataformas digitais.
O capítulo final do álbum, como sinalizado nos atos anteriores, é um mergulho na identidade e no sentimento de pertencimento à América Latina. Em marcha em direção ao interior do continente, a obra cruza as infinitas fronteiras que formam o bloco de países. Sons como samba, salsa, ijexá e reggae traçam o trajeto da viagem afrolatina do disco.
Participações de peso estão presentes no América do sol, como do MC Rapadura, cearense que traz a poesia nordestina do repente ao rap, e do mestre Bule-Bule, músico e poeta considerado um mantenedor das tradições sertanejas da Bahia, como samba sertanejo, coco e outros ritmos de ascendência africana.
Claudia Manzo participa da faixa Pachamama, com clipe já disponível no YouTube, tocando o cuatro, instrumento tradicional das regiões da Colômbia e Venezuela. Na faixa Capucha, a chilena usa a voz para cantar a resistência da mulher latino americana.
Os dois atos anteriores do OXEAXEEXU já estão disponíveis nos plataformas digitais: Navio pirata (primeiro ato), disponível desde 12 de fevereiro, e Recital instrumental (segundo ato), lançado em 5 de março.
América do sol
BaianaSystem. Máquina de louco, oito faixas. Disponível em todas as plataformas digitais.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.