CINEMA

Ao vivo: acompanhe tudo o que acontece na cerimônia do Oscar 2021

A cerimônia do maior evento de cinema está sendo presencial tendo sido divididos em três cidades: Los Angeles, Paris e Londres

Correio Braziliense
postado em 25/04/2021 20:33 / atualizado em 26/04/2021 00:25
 (crédito: MARK RALSTON / AFP)
(crédito: MARK RALSTON / AFP)

A 93ª cerimônia do Oscar 2021 começou e está sendo realizada neste ano em três cidades: Los Angeles, Paris e Londres. O maior evento de cinema precisou passar por algumas mudanças devido a pandemia da covid-19, incluindo o número de convidados. No tapete vermelho, as celebridades já estão chamando atenção com looks fabulosos, além de um acessório em comum: as máscaras.

O evento está sendo transmitido ao vivo começando por um "esquenta" da cerimônia, com breves entrevistas no tapete vermelho e comentários sobre as indicações. O Oscar pode ser acompanhado no TNT, no G1 e no Globoplay. A celebração ocorre dois meses depois do período usual.

A diretora Regina King fez a abertura da cerimônia com um discurso sobre a pandemia e lamentou todas as mortes devido a covid-19. A atriz falou ainda sobre a importância do cinema e elogiou os indicados a premiação. 

A atriz Emerald Fennell foi a primeira premiada, recebendo a estatueta pelo Oscar de Roteiro Original, com o filme Bela vingança

Apesar de não estar entre os favoritos, o Oscar de Roteiro Adaptado foi para o filme Meu pai. Florian Zeller agradeceu Anthony Hopkins e afirmou pensar nele ao adaptar o roteiro para o cinema.

Apontado como favorito entre o público, o Oscar de Filme Internacional vai para Druk - Mais uma rodada, Dinamarca. Thomas Vinterberg fez o discurso de agradecimento e se emocionou ao dedicar o prêmio a filha, que faleceu 19 dias antes do início das filmagens: "É um milagre que acabou de acontecer - e você faz parte. Talvez você esteja mexendo os pauzinhos em algum lugar. Mas este prêmio é para você". 


Também como favorito, o Oscar de Ator Coadjuvante foi para Daniel Kaluuya, de Judas e o messias negro

Com grande elenco, o Oscar de Maquiagem e Cabelo vai para A voz suprema do blues. O filme ganhou ainda o Oscar de Figurino.

O Prêmio Humanitário do Oscar deste ano foi para a Motion Picture Television Fund pela atuação durante a pandemia.  

Como já esperado por todos, Oscar de Direção vai para Chloé Zhao, por Nomadland. Ela é a segunda mulher a levar o Oscar na categoria melhor direção em 93 anos. Além de ser a chinesa, levando a categoria a consagrar um diretor asiático pelo segundo ano seguido.

O som do silêncio levou o Oscar de Melhor Som. O apresentador da categoria, Riz Ahmed, foi o protagonista do filme. A obra tem destaque para os efeitos que tentam mostrar aos ouvintes como é a percepção de quem perde a audição.

A produção da Netflix Two distant strangers recebeu o Oscar de Curta de Ficção. A obra, que fala sobre violência policial e racismo, teve um forte discurso de Travon Free sobre violência policial nos Estados Unidos. O ator pediu ainda que as pessoas não sejam indiferentes sobre a situação. 

O emocionante Se algo acontecer... te amo recebeu o Oscar de Curta de Animação. O filme mostra o luto de pais que perderam o filho em um tiroteio na escola. 

Como previsto, Soul recebeu o Oscar de Animação. O filme estava como o preferido entre o público.

Mostrando a ida de uma mulher de 90 anos ao campo de concentração onde o irmão morreu, Collete recebe o Oscar de Curta Documentário.

E mais uma obra da Netflix recebeu o prêmio: Professor polvo vence a categoria de Melhor Documentário. O filme mostra a relação de um mergulhador e de um polvo na África do Sul.

Tenet levou a estatueta de melhores efeitos visuais. O filme teve entre os concorrentes diretos Mulan e O Céu da Meia Noite.

Youn Yuh-jung recebeu o Oscar de Atriz Coadjuvante. A sul-coreana fez parte da obra Minari. A atriz, de 73 anos, foi apontada pelo público como a alma do filme.

Dobradinha Mank: o filme com mais indicações acaba de levar o Oscar de Design de Produção e o Oscar de Fotografia.

Mais um prêmio! O Som do Silêncio recebeu mais um prêmio de Melhor Edição.

"Recusem-se a odiar", diz Tyler Perry. Bilionário e filantropo, ele recebeu o segundo Prêmio Humanitário Jean Hersholt do Oscar nesta noite.  

Mais um prêmio para Soul: a obra receber o Oscar de Melhor Trilha Sonora. 

Fight for you, da talentosa cantora H.E.R recebeu o prêmio de melhor Canção Original. A música fez parte da obra Judas e o messias negro.

A premiação mais esperada foi finalmente divulgada! Nomadland recebeu o Oscar de Melhor Filme. O Oscar consagra pela segunda vez Chloé Zhao.

Frances McDormand ganhou a terceira estatueta da carreira e soma mais um prêmio para Nomadland como melhor atriz. 

O último anúncio foi para Anthony Hopkins, por um homem que enfrenta o Alzheimer em Meu Pai, tendo sido premiado como melhor ator de 2021.

 

Confira onde assistir os filmes indicados ao prêmio.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação